NOTÍCIAS
11/10/2017 | 21h00

Autopeças

Meritor entra na competição de eixos leves

Dois novos produtos, MS-10X e MS-11X, serão apresentados na Fenatran


PEDRO KUTNEY, AB

Diferencial do eixo MS-10X da Meritor: novo mercado
A Meritor vai entrar na competição fornecimento de eixos trativos para veículos comerciais leves, com o lançamento de duas opções, os modelos MS-10X e MS-11X, que serão expostos na primeira participação da empresa na Fenatran, feira do setor de transporte que acontece de 16 a 20 de outubro no SP Expo, em São Paulo. “Estávamos fora desse mercado no Brasil, até agora atendido só por um concorrente, mas já tínhamos o produto desenvolvido nos Estados Unidos e vimos a oportunidade de fazer aqui”, explica Adalberto Momi, diretor geral da empresa. Ele revela que os eixos estão em testes e que já existe um cliente “engatilhado” que deverá usar o componente da Meritor a partir de 2018.

Os eixos traseiros trativos MS-10X e MS-11X foram desenvolvidos especialmente para operações mais leves de transporte, para aplicações em veículos . “Até agora oferecíamos um produto que estava superescalonado para essas aplicações. Agora temos uma linha mais adequada para veículos comerciais leves e pequenos caminhões e ônibus”, esclarece Fábio Brandão, gerente de engenharia da Meritor.

O MS-10X é aplicado em comerciais leves com até 9 toneladas de carga combinada, como furgões de entrega urbana, micro-ônibus, motorhome e vans. Já o eixo MS-11X é ideal para veículos com capacidade de até 14 toneladas de carga combinada, caminhões leves e médios para entregas urbanas e micro-ônibus.

outra novidade da Meritor na Fenatran é o novo cubo de roda unitizado, que passa a ser aplicado a 80% dos eixos fornecidos pela empresa e deverá chegar a 100% em curto período de tempo. O componente vem sendo usado na maioria dos novos projetos de veículos comerciais, porque tem sistema de rolamentos selado, lubrificado para toda vida útil do produto, que não requer manutenção e assim reduz o custo de propriedade. A vida útil do cubo unitizado é até cinco vezes maior em relação ao convencional. Também pode trazer economia de combustível de até 2%, com redução em até 8 quilos no conjunto do eixo traseiro trativo.

No outro extremo de aplicação, a Meritor também apresentará seus eixos traseiros MS/MT-610 extrapesados com redução no cubo para caminhões de até 120 toneladas de carga combinada, em configurações de tração 6x2, 6x4 e 8x4. O conjunto tem sistema suspensor automático, que levanta o terceiro eixo automaticamente quando o veículo não está totalmente carregado. Dois novos caminhões expostos na Fenatran usam o sistema.

A cobertura de Automotive Business é patrocinada por Carcon Automotive e Automechanika Frankfurt.

Comentários: 1
 

Eustáquio Sirolli
14/10/2017 | 11h32
Ao Leandro e equipe da Meritor parabenizo por esses novos produtos e soluções técnicas de vanguarda! Sucesso e os visitarei na Fenatran! Eustaquio

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.