Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Pneu verde é isso: faz até fotossíntese

Tecnologia | 08/03/2018 | 19h00

Pneu verde é isso: faz até fotossíntese

Goodyear cria protótipo que contém musgo na lateral e produz oxigênio quando roda

REDAÇÃO AB

A expressão pneu verde, até então aplicada a modelos com baixa resistência ao rolamento, acaba de ganhar uma nova conotação. É que a Goodyear criou um protótipo de pneu capaz de produzir oxigênio enquanto roda porque contém musgo em sua lateral. A invenção está no Salão do Automóvel de Genebra, que ocorre até o dia 18 de março na Suíça. Chamado Oxigene, o pneu tem uma estrutura que permite que o musgo viva ali e libere oxigênio pelo processo de fotossíntese.

O protótipo é formado por uma estrutura aberta e interligada à banda de rodagem, que permite a absorção de água do pavimento e mantém o musgo vivo, dando continuidade aos ciclos de fotossíntese e liberação de oxigênio. O processo de fabricação do Oxigene utiliza impressoras 3D e matéria-prima produzida a partir de borracha reciclada.



Outra criação presente em Genebra, neste caso próxima a se tornar realidade, é um novo modelo da família Goodyear Efficient Grip criado para carros elétricos. Chamado Performance Electric Drive, ele será aplicado em automóveis à venda na Europa já em 2019.

O modelo foi criado a partir de demandas específicas para veículos elétricos. Testes da Goodyear revelaram que pneus tradicionais podem sofrer desgaste até 30% mais rápido em carros elétricos por causa do torque instantâneo desse tipo de motorização e do grande peso das baterias. De acordo com a Goodyear, a construção do novo pneu é muito leve e resistente e sua banda de rodagem tem resistência ultrabaixa ao rolamento.



A fabricante de pneus levou também ao Salão de Genebra o chamado “pneu inteligente”, que inclui um sensor capaz de compartilhar informações com uma nuvem. Isso compõe um sistema ideal para aplicação em frotas como a de locadoras, por exemplo, já que pode informar em tempo real, a partir de um aplicativo, a temperatura e calibragem de cada um dos quatro pneus do carro e gerar alertas sobre pressão baixa ou incorreta.

A tecnologia também permite identificar o desgaste e o estado geral dos pneus por meio de algoritmos desenvolvidos pela Goodyear. As informações são permanentemente atualizadas e partilhadas com os operadores de frota.



Tags: Goodyear, Salão, Genebra, Electric Drive, carros elétricos, pneu inteligente, calibragem, banda de rodagem.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência