
Balança comercial | 1º bimestre
Fonte: Sindipeças
O conselho de administração do Grupo Volkswagen definiu em reunião realizada na quinta-feira, 12, a revisão de sua estrutura, o que incluiu a saída de seu presidente, Matthias Müller, conforme havia adiantado a agência Reuters na última terça-feira, 10 (leia aqui). Os conselheiros confirmaram Herbert Diess, CEO da marca Volkswagen, como o novo presidente do conselho do grupo. Em comunicado, a empresa informa que Müller renunciou ao cargo em acordo mútuo, embora a VW não tenha esclarecido a razão da saída do executivo dois anos antes do fim de seu contrato. Müller assumiu o comando da companhia logo após a saída de Martin Winterkorn, em setembro de 2015, quando estourou o escândalo batizado dieselgate.
“Müller realizou um excelente trabalho. Assumiu a presidência quando a companhia enfrentou o maior desafio de sua história. Não só ele dirigiu a Volkswagen com segurança durante aquele tempo, mas o fez com toda a sua equipe. Ele também realinhou fundamentalmente a estratégia do grupo, iniciou uma mudança cultural e, com grande comprometimento pessoal, garantiu que o grupo não apenas permanecesse nos trilhos, mas agora estivesse mais robusto do que nunca”, declarou em nota o presidente do conselho de supervisão, Hans Dieter Pötsch.
Como parte das mudanças nas alta direção da companhia, foram criadas três novas divisões: Volume, Premium e Super Premium, que vão reunir as marcas do grupo de acordo com a categoria de cada uma. Também foi confirmada a separação da divisão e veículos comerciais VW Truck & Bus, que se transforma em empresa independente e deverá lançar ações próprias no mercado de capitais.
Sob a nova estrutura, Diess, além de presidente do conselho do Grupo VW, vai dirigir a divisão Volume e será o responsável por pesquisa e desenvolvimento (P&D), que inclui a área responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de conectividade para veículos. Frank Witter, CFO do grupo, também cuidará da área de TI. Rupert Stadler, presidente do conselho da Audi, acumula a direção da divisão Premium e comandará as vendas de todo o grupo. Por sua vez, Oliver Blume, presidente do conselho da Porsche, será o cabeça da divisão Super Premium, além de assumir responsabilidade pela produção do Grupo VW, do qual passa a fazer parte do conselho de administração.
No comunicado, a VW informa ainda que as áreas de compras e componentes próprios serão fundidas em uma única área de atuação. O membro do conselho e responsável por compras no grupo, Francisco Javier Garcia Sanz, deixou a empresa a pedido. Em seu lugar, Ralf Brandstätter, atual chefe de suprimentos da marca Volkswagen, acumulará o cargo de forma provisória. Vale lembrar que a área de componentes do grupo é hoje liderada por Thomas Schmall, que assumiu o cargo após deixar a presidência da Volkswagen do Brasil, em novembro de 2014 (leia aqui).
Na reunião, o conselho de supervisão definiu que além de Blume, da Porsche, Gunnar Kilian, que até agora ocupava o cargo de secretário-geral do conselho de trabalhadores do grupo, também fará parte do conselho de administração como responsável pela área de recursos humanos, no lugar de Karlheinz Blessing, que deixa o assento de conselheiro mas permanece na companhia como consultor até o fim de seu contrato.
“O Grupo Volkswagen é uma união de marcas fortes e com grande potencial. Matthias Müller lançou as bases para a nossa transformação. A minha tarefa mais importante agora será unir a nossa equipe de gestão à nossa força de trabalho do grupo para buscar e impulsionar consistentemente a nossa evolução como um provedor líder e lucrativo de mobilidade sustentável. Em uma fase de profunda reviravolta na indústria automotiva, é vital que a Volkswagen atinja velocidade e se faça uma marca inconfundível na mobilidade eletrônica, na digitalização do automóvel e no transporte, bem como nos novos serviços de mobilidade”, disse Diess em nota.
Tags: VW, Volkswagen, conselho, presidente, Matthias Müller, Herbert Diess.
Tenhobastante interesse nas notícias do Automotive News por ser concessionário de automóveis
Fonte: Sindipeças
Fonte: Banco Central
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit e Automotive Business
Fonte: Anfavea
Fonte: Fenabrave
Fonte: Sindipeças
23/04/2018 às 13:55
20/04/2018 às 18:11
19/04/2018 às 17:18
19/04/2018 às 15:21
18/04/2018 às 16:08
12/04/2018 às 17:21
10/04/2018 às 16:01
Fonte: Sindipeças
Fonte: Banco Central
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit e Automotive Business
Fonte: Anfavea
Fonte: Fenabrave
Fonte: Sindipeças