Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
BMW, Ford e PSA demonstram sistema de comunicação entre carros e infraestrutura

Tecnologia | 12/07/2018 | 20h09

BMW, Ford e PSA demonstram sistema de comunicação entre carros e infraestrutura

Grupo de 90 empresas trabalha na 5G Automotive Association, que prevê lançamento da solução até 2020

REDAÇÃO AB

A tecnologia que permitirá aos veículos trocarem informações entre eles e com a infraestrutura viária amadurece com o empenho coletivo de empresas de diversos setores envolvidas na 5G Automotive Association (5GAA), organização criada para desenvolver e desenhar padrões para as novas tecnologias de mobilidade. O sistema, chamado de C-V2X, foi demonstrado pela primeira vez em Paris na quinta-feira, 12. O projeto é fruto de trabalho conjunto das mais de 90 empresas envolvidas na 5GAA, incluindo BMW, Ford, PSA, Qualcomm e Savari.

O objetivo do sistema global de comunicação veículo-com-tudo é melhorar a segurança, desafogar o trânsito das grandes cidades e, claro, garantir a viabilidade do carro autônomo. O sistema apresentado pelo coletivo usa comunicação direta em tempo real que não depende de rede de celular. A expectativa das empresas envolvidas é que o sistema esteja pronto para chegar ao mercado em 2020. Segundo as companhias envolvidas, a solução é superior a outras tecnologias semelhantes já desenvolvidas em custo e qualidade.

Com o sistema, os automóveis são capazes de trocar dados e informações entre eles e com a via e, portanto, antever situações de tráfego pesado, saber a temporização dos semáforos e, antes de chegar a determinado local, ter informações sobre a presença de pedestres na via ou de acidentes. A tecnologia, apontam as montadoras, terá aplicação em funções de telemática, assistência de emergência, infoentretenimento, trânsito e estacionamento.

Entre os mais de 90 membros da 5GAA, estão fabricantes de carros, fornecedores, empresas de tecnologia, produtores de semicondutores e organizações de outras áreas estratégicas. Os testes das soluções da entidade já acontecem na Alemanha, França, Coreia, China, Jaoão e Estados Unidos.



Tags: BMW, Ford, PSA, Qualcomm, 5GAA, 5G Automotive Association.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência