Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fiep inaugura centro de tecnologia em elétricos e híbridos

Engenharia | 09/10/2018 | 19h00

Fiep inaugura centro de tecnologia em elétricos e híbridos

Primeiro do gênero no Brasil recebeu R$ 13,7 milhões e será usado em capacitação e desenvolvimentos para a indústria

MÁRIO CURCIO, AB

O Sistema Fiep (ligado à Federação das Indústrias do Estado do Paraná) inaugurou em Curitiba o primeiro centro de tecnologia de veículos elétricos e híbridos do País. As instalações de 900 metros quadrados contam com oito laboratórios e resultam de um investimento de R$ 13,7 milhões.

O local será usado para treinamento de mão de obra especializada, cursos de pós-graduação e também para o desenvolvimento de projetos de inovação. O novo centro conta com espaço maker, dinamômetro 4x4 e equipamentos para desenvolvimento de powertrains híbridos e elétricos, entre outros itens.

“Já começamos uma parceria para o estudo de hibridização de pequenos caminhões a diesel”, afirma o gerente Rafael Cury.



O centro tecnológico também está apto a trabalhar com internet das coisas, sistemas de comunicação V2X (entre veículos e o ambiente ao redor) e também com sistemas de energia e eletropostos com placas fotovoltaicas. De acordo com Cury, o novo centro já despertou a atenção e foi visitado por fabricantes de autopeças e motores elétricos e também por montadoras como Toyota, Nissan, Renault, Volvo e Volkswagen.



Tags: Fiep, centro de tecnologia, híbridos, elétricos, dinamômetro, Rafael Cury, V2X, internet das coisas, eletropostos, placas fotovoltaicas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência