Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de pneus recuam 2,7% no acumulado até abril

Mercado | 21/05/2019 | 17h18

Vendas de pneus recuam 2,7% no acumulado até abril

Queda de 4,8% para o mercado de reposição afeta o desempenho da indústria de pneumáticos

REDAÇÃO AB

As fabricantes de pneus verificaram recuo de 2,7% das vendas no acumulado de janeiro a abril quando comparadas com resultado de iguais meses do ano passado, para pouco mais de 19 milhões de unidades. Dados divulgados na terça-feira, 21, pela Anip, entidade que representa a indústria de pneumáticos, indica que o resultado foi afetado pelas entregas menores ao mercado de reposição.



- Faça aqui o download dos dados da Anip
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Segundo as fabricantes, o volume entregue ao aftermarket caiu 4,8% na mesma base de comparação, passando de 14,4 milhões para 13,7 milhões de unidades. No resultado isolado de abril, a queda foi mais acentuada, de 7,2%, para pouco mais de 3,2 milhões.

“Seguimos na expectativa de ações concretas do novo governo para garantir a viabilidade não só dos benefícios futuros, como também possibilitar a retomada da confiança dos investidores e, assim, fomentar o crescimento econômico do País”, declara o presidente executivo da Anip, Klaus Curt Müller.



Já as vendas para montadoras (OEM) aumentaram 3,4% no primeiro quadrimestre na comparação anual: passou de 5,11 milhões para 5,28 milhões. Abril foi o melhor mês de vendas da indústria para o mercado original, com mais de 1,41 milhão de pneus entregues às linhas de montagem de veículos.

Entre as categorias, as vendas de pneus para automóveis recuaram 5,9% no acumulado de quatro meses do ano. Também houve queda de 0,7% das vendas de pneus para comerciais leves, enquanto o volume de vendas de pneus de carga aumentou 4,4% no período. Pneus para motos teve leve crescimento de 1,6%.

O balanço da indústria de pneumáticos mostra ainda que de janeiro a abril deste ano, a balança comercial do setor registrou superávit de mais de US$ 68,5 milhões, estabilidade com relação a 2018. O número de pneus importados em 2019 ultrapassou em mais de 2,2 mil peças o número de peças exportadas.



Tags: Pneus, vendas, Anip, indústria, pneumáticos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência