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Petronas lança lubrificante para carros híbridos no Brasil
Luiz Sabatino, diretor geral da Petronas para Américas, apresenta linha de lubrificantes Syntium com opção para híbridos

Powertrain | 11/06/2019 | 16h09

Petronas lança lubrificante para carros híbridos no Brasil

Produzida em Contagem (MG), linha Syntium será exportada para 15 países da América Latina

SUELI REIS, AB

De olho no potencial do crescimento do mercado de veículos híbridos na América Latina, a Petronas lança sua primeira linha de lubrificantes indicada para carros híbridos no Brasil. Com produção a partir da fábrica de Contagem (MG), a linha Premium Ultimate Series traz dois novos produtos, o Syntium 7000 0W-16 e o Syntium 7000 Hybrid 0W20, que marca o ingresso da marca no mercado de veículos híbridos. A distribuição começa a partir da segunda quinzena de junho e também seguirá para demais mercados da região.

“A adoção de novas tecnologias de propulsão como os híbridos é um caminho sem volta: no mundo, a participação desse tipo de veículo cresce na ordem de 10%, puxado por mercados como Japão, por exemplo. E embora o Brasil ainda não tenha essa representatividade, está de alguma forma acompanhando a tendência global. Prova disso são os anúncios recentes da Toyota, com versões híbridas de RAV4 e Corolla”, comenta o diretor geral da Petronas para Américas, Luiz Sabatino.

Segundo o executivo, a fábrica mineira, que possui capacidade para a produção de 220 milhões de litros por ano, vem recebendo investimentos em melhorias desde 2012, na ordem de R$ 350 milhões. A unidade recebe o óleo base sintético - matéria-prima para a mistura de todas as linhas de lubrificantes – da matriz, com sede na Malásia, que distribui o material para todas as dez fábricas que a Petronas possui no mundo.

“Com produção brasileira, iremos exportar a linha Syntium Hybrid para quinze países da América Latina”, complementa Sabatino. O executivo acredita que o produto chegue ao consumidor numa faixa de preço entre R$ 70 e R$ 75 o litro.

PARCERIA TECNOLÓGICA: AMG MERCEDES-BENZ


A linha de lubrificantes Petronas Syntium Hybrid traz consigo a tecnologia CoolTech, uma cadeia de moléculas fortalecida que protegem o motor dos danos causados pelo aquecimento excessivo. A tecnologia, lançada em 2016, foi exaustivamente testada em um dos laboratórios mais tradicionais da indústria automotiva: a Fórmula 1.

O trabalho de co-engenharia foi feito pela equipe Mercedes AMG Petronas, que vem utilizando a tecnologia há alguns anos nos carros da F1. O CTO (chief technology officer) global da Petronas, Eric Holthusen, conta que o maior desafio foi convencer a Mercedes-Benz a abrir os projetos de seus motores para um desenvolvimento conjunto do lubrificante.

“Antes, a montadora nos pedia um lubrificante para um motor pronto, porque é tudo muito secreto e confidencial. Agora, as equipes de engenharia da equipe Petronas e Mercedes-Benz sentam juntas para definir os novos rumos da lubrificação e de seus motores”, conta Holthusen.

Ele explica que a Petronas, com mais de 20 anos de experiência na F1, começou a experimentar uma nova fase de desenvolvimento há seis anos, quando as regras da competição mudaram e exigiram motores menores. “Agora a F1 trabalha com motores de seis cilindros e eles aquecem mais do que os motores antigos”, conta. “Com isso, os resfriadores não estão mais em uma posição que promova um resfriamento completo e isso virou papel do lubrificante. A Ferrari demorou dois anos para descobrir o que estávamos fazendo”, lembra, ressaltando as cinco vitórias consecutivas da equipe.

Segundo o executivo, no caso dos híbridos, o motor a combustão não tem uma atividade linear: seu liga e desliga constantes geram uma oscilação maior de aquecimento. “Temos aí o perigo de aumento da condensação e de borra, por isso é necessário um lubrificante mais forte que os comuns, que consiga proteger e ao mesmo tempo diminuir esses picos de temperatura, transferindo esse calor das partes críticas, ajudando a resfriar o motor nesses pontos específicos. Com isso, ele possui a capacidade de melhorar a eficiência do motor, que não sofre com o superaquecimento, equilibrando consumo e emissões”, aponta.

PETRONAS NO BRASIL


A Petronas Lubrificantes Brasil é a subsidiária da Petronas Lubrificants International (PLI), braço mundial da Petronas, empresa nacional de petróleo da Malásia. No Brasil, a empresa possui uma fábrica localizada em Contagem (MG), que foi comprada da Fiat em 2008, e que é a responsável pela produção e abastecimento de lubrificantes da marca para a região. Desde então a unidade recebeu o equivalente a R$ 350 milhões em investimentos.

Em setembro de 2018, a empresa inaugurou no complexo mineiro um centro de pesquisa e tecnologia a partir do investimento de US$ 8 milhões, com foco no desenvolvimento de lubrificantes industriais. Com ele, o Brasil foi incluído na rede global de P&D, área para a qual a empresa destina 2% de seu faturamento anualmente. A empresa também possui centros de pesquisa na Malásia, América do Norte, Itália, China e África do Sul.

Nos últimos seis anos, a Petronas avançou da sétima para a quarta posição no ranking das principais fabricantes de lubrificantes no Brasil, liderado por Petrobras, Ipiranga e Mobil. Globalmente, ela figura na quinta posição, atrás de ExxonMobil, BP, Shell e Chevron.



Tags: Petronas, lubrificante, carro híbrido, AMG, Mercedes-Benz, Contagem, F1, Fórmula 1.

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