Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Jaguar nomeia novo diretor de design
Ian Callum (foto) deixará a direção do Jaguar Design após 20 anos; Julian Thomson será seu sucessor

Carreira | 11/06/2019 | 18h16

Jaguar nomeia novo diretor de design

Julian Thomson assumirá no lugar de Ian Callum, que deixará a função após 20 anos

REDAÇÃO AB

A partir de 1º de julho, a Jaguar terá um novo diretor de design: Julian Thomson, atual diretor de design criativo, sucederá a Ian Callum, que deixará o cargo após 20 anos à frente do Jaguar Design.

Ao longo de sua trajetória na companhia, Callum e sua equipe foram responsáveis pela nova filosofia da marca e reviveu a linha com projetos premiados, entre eles, o F-Type, o E-Type, os sedãs XE, XF e XJ, além dos primeiros SUVs da marca, F-Pace e E-Pace. A lista inclui ainda o I-Pace, primeiro elétrico da marca.

Callum continuará trabalhando para a Jaguar como consultor de design.

“Eu cheguei a este papel com a missão de levar o design da Jaguar de volta para onde ele merecia estar. Demorou 20 anos, mas acredito ter conseguido o que me propus a fazer. Graças à força de nossos produtos e da equipe de design, sinto que agora é o momento certo para seguir em frente, tanto pessoal como profissionalmente, e explorar outros trabalhos. Projetar carros da Jaguar foi um sonho para mim e estou muito feliz de continuar envolvido como consultor da marca. Eu colaborei muito com Julian Thomson por 18 anos - ele é um designer extremamente talentoso e a pessoa certa para liderar o design da Jaguar em seu próximo capítulo”, disse Callum em nota.

Antes da Jaguar, Callum dedicou 12 anos da carreira na Ford Design Studios e foi chefe de design da TWR Design, onde foi responsável por desenvolver os Aston Martin DB7, Vanquish e DB9. Considerado um dos maiores talentos em design automotivo do mundo, ele recebeu em 2005 o título de Royal Designer for Industry pela British Royal Society of Arts (RSA) e em 2014, recebeu a Medalha Minerva - o maior reconhecimento concedido pela Chartered Society of Designers.

“A contribuição de Ian Callum para a reputação de design líder de mercado da Jaguar não pode ser exagerada. Ian representa a abordagem mais inovadora e emotiva do design automotivo. Ele criou uma nova linguagem de design da Jaguar - e sua paixão viu o alcance ser completamente transformado durante seus 20 anos no cargo”, declarou em nota o CEO da Jaguar Land Rover, Ralf Speth.



Seu sucessor, Julian Thomson, já escreve nova fase na marca: como diretor de design criativo, foi responsável por estabelecer a futura direção estratégica de design da Jaguar. Na empresa há 19 anos, ele supervisionou o desenvolvimento dos novos conceitos para toda a linha atual de produtos.

Começou a carreira na Ford em Dunton, Inglaterra, antes de se mudar para a Lotus, onde se tornou chefe de design e, em seguida, chefe de exteriores no centro de conceito e design do Grupo Volkswagen.

“Estou honrado em assumir o cargo de diretor de design da Jaguar. Será um grande privilégio liderar uma equipe tão talentosa e continuar construindo nosso sucesso. O design automotivo sempre foi rápido, mas hoje está mudando em um ritmo mais rápido do que nunca. Eu estou muito feliz por poder conduzir essa mudança no design da Jaguar e nos carros que irão impulsionar o nosso futuro”.



Tags: Jaguar, diretor, design.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência