Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 17/05/2010 | 00h00

Strunz, na CN Auto, quer trazer Great Wall

Executivo pretende tornar a empresa mais agressiva.

Automotive Business

Ricardo Strunz, 56, é o novo diretor geral da CN Auto, importadora oficial das vans Topic (da Kinbei) e minivans Towner (Hafei Motor). Ele tem mais de trinta anos de experiência na área comercial e técnica de empresas do setor automotivo, incluindo passagens pela Autolatina, Fiat, Ford e, ainda, pela consultoria PrimeAction, na sede de São Paulo.

O executivo tem como meta vender cinco mil unidades das duas marcas em 2010 e estender a rede para 60 concessionárias. A médio prazo deve negociar, também, a representação de outras marcas chinesas. A Great Wall está na mira e pode estrear no Salão do Automóvel.

A CN Auto iniciou as operações no Brasil em 2008, quando vendeu 358 Towner e 12 Topic. No ano passado emplacou 1.728 unidades, das quais 1.534 Towner e 194 Topic. No primeiro quadrimestre deste ano as vendas somam 1.221 Towener e 52 Topic.

“A CN Auto é a mais importante importadora entre as marcas chinesas”, garante Ricardo Strunz. Mas ele terá fortes concorrentes dentro de pouco tempo, além da Chery, já em atividade. A JAC Motors, representada pelo Grupo SHC do empresário Sérgio Habib, já trouxe os veículos que serão expostos no Salão do Automóvel -- o pequeno J3, nas versões hatch e sedã, o sedan médio J6 e a minivan J5.

Julian Semple, diretor da Carcon Automotive, disse a Automotive Business que existem cinco marcas chinesas atuando no mercado brasileiro e outras cinco chegando.

"A estratégia dessas empresas no primeiro momento é a penetração em nosso território a partir da importação de veículos completos diretamente da China ou por meio de alguma operação em países vizinhos, como o Uruguai. Em uma próxima etapa ocorrerá a montagem CKD no Brasil, como a Effa em Manaus. A produção efetiva no Brasil não deve acontecer rapidamente" - explica Semple.

ATUAIS

AviChina
Compacto M100 importado pela EFFA
44 veículos emplacados em março de 2010
www.effamotors.com.br

Jinbei
Topic (Haise Brilliance) importado pela CN Auto
7 veículos emplacados em Março 2010
www.cnauto.com.br

Harbin Hafei Motor
Towner (ZhongYi van e RuiYi) importados pela CN Auto
197 veículos emplacados em Março 2010
www.cnauto.com.br

Harbin Hafei Motor
ULC van e comercial leve serão produzidos na Effa em Manaus este ano
228 veículos emplacados em março de 2010
www.effamotors.com.br

Chery
Tiggo SUV montado no Uruguai. Venda do Face começa em abril
249 veículos emplacados em março de 2010
www.cherybrasil.com.br

ChanaAuto
Chana van importada pela Districar
69 veículos emplacados em março de2010
www.chanamotors.com.br

NOVAS

Great Wall
CN Auto vai importar o Wingle PU, Hover SUV e Coolbear X-over

Sinotruk HOWO Trucks
Elecsonic Comércio vai importar caminhões pesados

Lifan
Grupo Effa importará os carros 320 e 620

BYD
Grupo CAOA negocia a importação de carros

JAC
Grupo Sérgio Habib importará o J3, J5 e J6 até o fim do ano
www.jacmotor.com.br

Foto: Ricardo Strunz, diretor da CN Auto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV