NOTÍCIAS
29/09/2010 | 12h13

Powertrain

Gemini, da Ford e PSA, avança para Euro 6

Programa fez 16,5 milhões de motores, parte para o Brasil.


Paulo Ricardo Braga, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Paulo Ricardo Braga, AB

Ford e PSA Peugeot Citroën comemoram dez anos de cooperação no desenvolvimento de motores diesel e anunciam novos passos no programa conjunto Gemini que levou à produção de 16,5 milhões de propulsores diesel, dos quais uma parcela é utilizada no Brasil.

A nova fase, com investimento de € 300 milhões, levará à nova geração de motores Euro 6, dentro de padrões elevados de eficiência para atender as novas legislações de emissão. Os produtos serão destinados a carros e veículos comerciais e a produção deve começar em 2013.

Stephen Odell, chairman e CEO da Ford Europa, destacou em comunicado os resultados do programa estabelecido há dez anos, que recebeu mais de € 2 bilhões nas fases 1 a 5 e levou a uma capacidade para montar 3 milhões de unidades/ano. Os clientes são Peugeot, Citroën, Ford, Mazda, Jaguar, Volvo Cars e Land Rover.

O programa inclui fábricas da PSA na França em Tremery (1.6, 2.0 e 2.2 litros) e Douvrin (1.4 litro) e da Ford em Dagenham, no Reino Unido (1.4, 1.6, 2.2 e 3.0 litros), e Chennai, na Índia (1.4 litro). A Volvo Cars possui também uma unidade em Skövde, na Suécia, para propulsores de 2.0 litros.

Brasil

O programa Gemini tem reflexo aqui no Brasil, informa o consultor Julian Semple, da Carcon Automotive. Os motores diesel (importados) usados nos autos e comerciais leves produzidos no Brasil pela PSA e Ford, destinados à exportação, são frutos dessa parceria. De janeiro a agosto deste ano os seguintes carros e comerciais leves utilizaram esses motores diesel, segundo dados da Anfavea:

Peugeot 207 – 1.515
Ford Ecosport – 530
Citroën Xsara Picasso – 464
Ford Fiesta Sedan – 137
Ford fiesta Hatch – 129
Citroën c3 – 47
Ford courier – 41


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.