PRÊMIO REI 2015



Fiat Chrysler é a Empresa do Ano no Prêmio Rei 2015
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz, é eleito Profissional do Ano

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é a Empresa do Ano do Prêmio REI 2015 – Reconhecimento à Excelência e Inovação, segundo votação entre os leitores das publicações de Automotive Business e participantes de seus fóruns promovidos este ano. Os vencedores foram conhecidos na cerimônia de entrega realizada na quarta-feira, 10, no espaço Villa Bisutti, em São Paulo. Para os eleitores, o Profissional de Montadora foi Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, enquanto Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, foi o Profissional de Autopeças do ano.

A Mercedes-Benz também emplacou o primeiro lugar em outras três das 13 categorias do Prêmio REI 2015: Comercial Pesado, com o Actros 2646 6x4, indicado para o transporte rodoviário de longa distância; Marketing e Propaganda, com a campanha Ritmos do Brasil, de nacionalização do Actros, sobre aproximar a marca do caminhoneiro; e em Manufatura e Logística, com o case da instalação da linha com alto grau de flexibilidade na soldagem de cabines para caminhões na fábrica de Juiz de Fora (MG), capaz de montar 40 mil cabines/ano.

O Ford Ka foi apontado como o Veículo Leve do Ano, enquanto a Bosch destacou-se pela conquista de duas posições: em Engenharia, Inovação e Tecnologia, com a menor câmara de vídeo estéreo do mundo, e em Powertrain, no desenvolvimento da tecnologia Start & Stop que equipa o Uno 2015.

Foram 65 os cases finalistas do Prêmio REI 2015, selecionados por 19 jurados e depois submetidos à votação dos leitores da newsletter e da revista Automotive Business e participantes de seus fóruns para a escolha dos vencedores em 13 categorias (leia aqui). Nenhuma taxa foi cobrada das empresas concorrentes e os profissionais de Automotive Business não participaram do processo de seleção, garantindo total independência à iniciativa.

Conheça os vencedores da 5ª edição do Prêmio REI:

EMPRESA DO ANO

FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES - FCA expande operações e investe em produtos inovadores
As expressivas iniciativas da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em 2014 e no início de 2015 influenciaram decisivamente o voto dos leitores e participantes dos fóruns de Automotive Business, elegendo a montadora como Empresa do Ano. Enquanto o mercado de veículos sofreu crescente deterioração, a empresa acelerou os investimentos na fábrica de Betim, MG, e finalizou a construção da unidade de Goiana, PE, que deu início ao Polo Automotivo Jeep, reunindo um expressivo parque de fornecedores. Conduzido de forma ousada por Cledorvino Belini, Presidente da FCA para a América Latina, o grupo reforça a identidade da Jeep, que tem o inovador SUV Renegade como primeiro produto da marca montado na nova fábrica.

FINALISTAS
BMW
CAOA
FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES
FORD BRASIL
HYUNDAI MOTOR BRASIL.

PROFISSIONAL DE MONTADORA

PHILIPP SCHIEMER - Presidente da Mercedes-Benz do Brasil
Presidente e CEO para a América Latina, Philipp Schiemer destacou-se por apresentar 40 inovações no portfólio de caminhões, elevar a participação dos ônibus da marca em projetos de mobilidade urbana, ampliar a oferta de serviços de pós-venda e, dentro das possibilidades do mercado, ampliar as vendas de caminhões. O executivo anunciou, ainda, expressivos investimentos para veículos comerciais e a construção da fábrica de automóveis premium em Iracemápolis (SP), que será inaugurada em 2016. Essas iniciativas, somadas, valeram a ele o título de Profissional de Montadora do ano do Prêmio REI.

FINALISTAS
CLEDORVINO BELINI - Presidente da Fiat Chrysler Automobiles América Latina
PHILIPP SCHIEMER - Presidente da Mercedes-Benz do Brasil
ROBERTO CORTES - Presidente e CEO da MAN Latin America
VILMAR FISTAROL - Presidente da CNH Industrial
WILLIAM LEE - Presidente da Hyundai Motor Brasil.

PROFISSIONAL DE AUTOPEÇAS

WILSON BRICIO - Presidente da ZF América do Sul
Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, destacou-se por aumentar o portfólio de produtos locais, antecipando-se às demandas cada vez mais competitivas do mercado de caminhões pesados e extrapesados. Ele anunciou, em 2014, a nacionalização da transmissão automatizada AS Tronic e deu início à produção do novo eixo agrícola TSA 09. Foi o artífice de grandes mudanças nas fábricas da ZF no Brasil, visando a uma gestão mais eficiente com reflexos diretos nos negócios. Em janeiro foi eleito presidente da VDI-Brasil.

FINALISTAS
JOSÉ EDUARDO LUZZI - Presidente da MWM International
LUIS AFONSO PASQUOTTO - Presidente da Cummins América do Sul
PAULO BUTORI - Presidente do Sindipeças
PIETRO SPORTELLI - Presidente do Grupo Aethra
WILSON BRICIO - Presidente da ZF América do Sul.

VEÍCULO LEVE

FORD Ka
O novo modelo de entrada da Ford, que do antecessor só conservou o nome, foi uma boa surpresa para o mercado e registrou uma arrancada nas vendas na categoria de entrada. A carroceria é de quatro portas, o motor 1.0 é de três cilindros e a plataforma é a mesma do New Fiesta, a moderna B Global. Eis a receita que a empresa adotou para transformar o Ka em um de seus maiores sucessos no Brasil em toda a história. Além do moderno motor 1.0 flex de 85 cv com etanol, ele conta com o motor 1.5 Sigma, de 110 cv, também com o combustível vegetal.

FINALISTAS
FIAT UNO (REESTILIZAÇÃO)
FORD KA (NOVA GERAÇÃO)
FORD KA+
TOYOTA COROLLA (NOVA GERAÇÃO)
VOLKSWAGEN UP!

COMERCIAL PESADO

MERCEDES-BENZ - Actros 2646 6x4 garante eficiência no transporte de cargas
Com acesso a 100% do Finame, o Actros 2646 6x4, vencedor entre os comerciais pesados, é considerado pela montadora a melhor e mais rentável opção para o transporte rodoviário de longas distâncias. Ele é o único da categoria a oferecer cabine com piso totalmente plano. O extrapesado conta com avançada tecnologia de segurança, referência em sistemas de prevenção de acidentes, com confiabilidade e durabilidade. A Mercedes garante que o motor BlueTec 5, de seis cilindros e 455 cv de potência, é garantia de ótimo desempenho.

FINALISTAS
FORD - A volta da Série F
MAN LA - Constellation 25.420 V-Tronic, caminhão mais vendido da MAN
MERCEDES-BENZ - Actros 2646 6x4 garante eficiência no transporte de cargas
SCANIA - P 310 8x2 inova com câmbio automatizado de série
VOLVO - Nova linha F leva setor de transportes para a era digital.

MARKETING E PROPAGANDA

MERCEDES-BENZ (CAMINHÕES) Ritmos do Brasil
A campanha vencedora, Ritmos do Brasil, comunicou a nacionalização do Actros, aproximando a marca do caminhoneiro. O vídeo “SambActros”, no YouTube, aproveitou a proximidade do Carnaval e mostrou que o “alemão” aprendeu a sambar e passou a atender as necessidades específicas dos frotistas brasileiros, financiado via Finame. Houve mais de 1,3 milhão de visualizações. Confira a propaganda aqui

FINALISTAS
AUDI DO BRASIL - Salão dos sonhos
HYUNDAI MOTOR BRASIL - O sucesso da campanha da Copa do Mundo
MERCEDES-BENZ (AUTOMÓVEIS) - Novo Classe C: o clássico ganha toque de rebeldia
MERCEDES-BENZ (CAMINHÕES) - Ritmos do Brasil
VW - Tudo nele é Up!.

MANUFATURA E LOGÍSTICA

MERCEDES-BENZ DO BRASIL - Linha flexível para soldagem de cabines de caminhões
O case vencedor na categoria apresentou o desafio de estruturar de forma eficiente a área de soldagem para cabines de caminhão, em Juiz de Fora (MG) onde a Mercedes-Benz possui uma planta. A montadora implantou a linha para as cabines Accelo e Actros, prevendo a incorporação futura de mais três modelos com a linha em produção além de ampliações e flexibilidade total do mix de produção, com maior produtividade em relação à instalação de São Bernardo do Campo (SP). A instalação para 40 mil cabines/ano está concluída e atende plenamente às premissas do projeto.

FINALISTAS
BORGWARNER - Automatização para produção de turbos para carros de passeio flex
CHERY BRASIL - O desafio logístico de implantar fábrica em tempo recorde
FORD BRASIL - O estado da arte na produção de motores
MERCEDES-BENZ DO BRASIL - Linha flexível para soldagem de cabines de caminhões
NISSAN DO BRASIL - Modernidade e sustentabilidade da produção.

ENGENHARIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

BOSCH - Menor câmera de vídeo estéreo do mundo
Veio da Bosch o melhor case de engenharia, inovação e tecnologia, na opinião dos eleitores. A câmera de vídeo estéreo da marca incorpora tecnologia de ponta que faz uma gravação tridimensional completa à frente do veículo, tornando possíveis diversas funções. Como uma solução de sensor único e menor do mundo, oferece aos fabricantes baixo custo e alto desempenho para todas as classes de veículos, a fim de reduzir o número de acidentes de trânsito.

FINALISTAS
AETHRA - Inovação na automação de linha de prensa de estampagem para grandes peças
AXALTA COATING E FORD BRASIL - Introdução do E-coat AquaEC 4027
BOSCH - Menor câmera de vídeo estéreo do mundo
CONTINENTAL - Freios ABS para motos de baixa cilindrada
FIAT AUTOMÓVEIS – Start & Stop flex e nacional.

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

MARCOPOLO - Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
O Programa de Inclusão Envolver alcançou ótimos resultados na inclusão de pessoas com deficiência no quadro de funcionários da Marcopolo. Um dos motivos do sucesso do projeto foi o engajamento dos diferentes profissionais da empresa na inserção e desenvolvimento das pessoas com deficiência. Hoje há 373 colaboradores com deficiência na Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), e 96 na Marcopolo Rio, em Duque de Caxias (RJ).

FINALISTAS
BORGWARNER - Certificação Green Building
DELPHI - Projeto de educação ambiental
FIAT AUTOMÓVEIS - Árvore da Vida completa dez anos
HONDA - Programa Green Dealer
MARCOPOLO - Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

AUTOPEÇAS

MAHLE METAL LEVE - Sistema de partida a frio eletrônico e autocontrolável para veículos flex
Sistemas de partida a frio tradicionais de injeção de gasolina estão sendo substituídos por sistemas de aquecimento que, apesar da vantagem de eliminar o duplo abastecimento, demandam elevado consumo de energia e complexo controle eletrônico. O novo conceito de partida a frio da Mahle suplanta estas dificuldades com semicondutores sensíveis a temperatura e dissipador de calor, que melhora a troca térmica, torna a temperatura do combustível homogênea e melhora o desempenho na partida a frio com menor consumo de energia e redução de até 40% de emissões de poluentes.

FINALISTAS
BOSCH/VOLKSWAGEN - Controle de tração para veículos com ABS
FRAS-LE - Matrixx – um novo conceito em pastilhas para freio a disco
MAGNETI MARELLI - Pedaleira híbrida, mais um produto pioneiro
MAHLE METAL LEVE - Sistema de partida a frio eletrônico e autocontrolável para veículos flex
MERITOR DO BRASIL - Nova geração de eixos inteligentes para caminhões pesados.

POWERTRAIN

BOSCH - Start & Stop equipa motor flex nacional
A tecnologia Start & Stop da Bosch equipa pela primeira vez um carro nacional – o Novo Uno versão 2015 – e mereceu a escolha de melhor case na categoria Powertrain. O sistema ajuda a economizar até 20% de combustível, dependendo do trajeto, além de diminuir a emissão de poluentes e reduzir a poluição sonora. O sistema desliga o motor automaticamente e o religa, reconhecendo o desejo do motorista por meio do acionamento do pedal da embreagem. O Start & Stop do Novo Uno é similar ao existente na Europa.

FINALISTAS
BOSCH – Start & Stop equipa motor flex nacional
FORD - Motor Ford 1.0 12V TiVCT Flex
MAGNETI MARELLI - Nova geração do câmbio automatizado Free Choice
MAN LATIN AMERICA - Certificação dos motores MAN D08 para diesel de cana puro
VOLKSWAGEN DO BRASIL - Nova geração de motores 1.6l MSI, da família EA211.

INSUMOS

USIMINAS - Desenvolvimento do aço Dual Phase 1000
A Usiminas desenvolveu o aço DP1000, material de alto valor agregado que só ela produz no Brasil. O case valeu à empresa o Prêmio REI na categoria de insumos pela excelência e inovação. Com microestrutura ferrita/martensita tradicional, esse aço apresenta excelente desempenho na conformação de peças envolvendo estiramento. Mais recentemente, foi solicitado o desenvolvimento desse material incorporando a propriedade de expansão de furos. Foram então lançados dois novos produtos: um com expansão de furo entre 20% e 50% e outro com expansão superior a 50%.

FINALISTAS
ARTECOLA QUÍMICA - Adesivo estrutural, moderna forma de união para a indústria automobilística
FLEXTRONICS - Q-Prime – Tecnologia e flexibilidade para a eletrônica automotiva
GESTAMP - Novas soluções para carrocerias com aços de alta resistência
USIMINAS - Desenvolvimento do aço Dual Phase 1000
VOTORANTIM METAIS - Uso de alumínio na produção de semirreboque tipo silo.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SOFTWARE

GOODYEAR DO BRASIL - Aplicativos inéditos para o mercado de pneus de caminhões e ônibus
Para ajudar o cliente na decisão de compra, a Goodyear lançou os primeiros aplicativos voltados para o mercado de pneus de caminhões e ônibus. Disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS, os apps trazem informações e calculadoras para pneus comerciais. Primeira iniciativa do gênero, os aplicativos auxiliam os donos de frotas e usuários na escolha dos pneus de acordo com o tipo de utilização e perfil da frota, e na simulação on-line dos ganhos em quilometragem, carga transportada ou volume de passageiros, utilizando dados reais da frota.

FINALISTAS
CNH INDUSTRIAL - Telemetria para máquinas de construção
GOODYEAR DO BRASIL - Aplicativos inéditos para o mercado de pneus de caminhões e ônibus
NISSAN DO BRASIL - NissanConnect
TEKSID - Inovação a serviço da medicina do trabalho
VIRTUALCAE - Software nacional para análise de redução de massa de componentes automotivos.


AGENDA DO
PRÊMIO REI 2015

Envio de sugestões
Até as 17 horas do dia 20 de fevereiro de 2015

Anúncio dos indicados na primeira fase (finalistas)
16 de março de 2015

Fase de votação popular
De 1º de abril a 1º de junho - Votação eletrônica

6 de abril - Votação com cédulas no VI Fórum da Indústria Automobilística

18 de maio - Votação com cédulas no III Fórum de RH na Indústria Automobilística

Divulgação dos vencedores e entrega dos troféus
10 de junho de 2015



Automotive Business – Av. Iraí, 393, cjs. 52/53, Moema, 04082-001, São Paulo, SP, tel. 11 5095-8888.