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Opinião | Paulo Braga |

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Paulo Braga

18/05/2021

Rodada de negócios do Sindipeças mostra como exportar para o México

Evento online será realizado de 25 a 27 de maio


O Brasil Auto Parts (BAP) e a Câmara de Comércio México-Brasil (Camebra) promovem rodada virtual de negócios entre fabricantes brasileiros e doze importadores mexicanos, dentre eles Autozone, Prabus, Moreser e Moreno Diesel. O evento, de 25 a 27 de maio, começa com um webinar sobre os mercados automotivos dos dois países. As exportações brasileiras de autopeças para aquele país somaram cerca de US$ 704 milhões em 2020.

O BAP é resultado de parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para saber mais, envie mensagem para brasilautoparts@sindipecas.org.br ou clique neste link.

A Apex e o Sindipeças mantêm um calendário de eventos internacionais, que vem sendo alterado devido à pandemia. A missão comercial para a Espanha, que seria organizada este ano, foi postergada para 2022, assim como a feira Automechanika Frankfurt (a principal do setor) e Agritechnica (do segmento agrícola). Até o momento, estão confirmadas neste ano: a AAPEX Las Vegas (novembro), Expopartes Colômbia (novembro) e Automechanika Dubai (dezembro). A área de Fomento à Exportação do Sindipeças está concentrando esforços nas rodadas de negócios virtuais. Além de Chile, já realizada, e México, outras devem ocorrer.

O BAP é o promotor do evento de maio, com apoio da Camebra na divulgação da rodada aos mexicanos e na apresentação dos dados do setor automotivo daquele país. Trata-se da segunda rodada de negócios virtual promovida pelo BAP. A primeira foi com importadores do Chile.

Como a Camebra não tem representação no Brasil, participar do evento virtual é uma boa opção para se aproximar de importadores de autopeças no México. Na ocasião não serão debatidas as importações feitas pelo Brasil.

Para estruturar a rodada, cada empresa receberá sua agenda de reuniões, organizada conforme produtos e importadores interessados. Elas receberão links individuais para reuniões de 30 minutos com a contraparte mexicana. Para abrir a rodada de negócios, no dia 25 de maio haverá um webinar sobre o mercado automotivo mexicano, do qual participará a Camebra, que falará sobre o mercado no México; um importador mexicano, que falará sobre sua experiência em comprar do Brasil; e uma empresa brasileira, que fará um breve relato sobre como se inserir no mercado mexicano. Na ocasião, haverá sessão de perguntas e respostas aberta à plateia.

Estão escalados para falar pelo Brasil Elias Mufarej, diretor de Fomento à Exportação e Mercado de Reposição do Sindipeças; Rejane Darold, assessora de Comércio Exterior do Sindipeças, que apresentará aspectos sobre o acordo automotivo entre Brasil e México; e Eduardo Guarnieri, da empresa Platodiesel. Pela Camebra falarão Miguel Ruíz, da própria Camebra, e Ernesto Moreno, da empresa Moreno Diesel.

Mufarej destaca que o México foi o terceiro principal destino das exportações brasileiras de autopeças nos anos de 2019 e 2020, com 13% de participação. Em 2021 mantém-se em terceiro lugar no ranking de exportação, com o equivalente a US$ 180 milhões de janeiro a março. O foco da rodada de negócios estará centrado nas linhas leve, pesada e de máquinas agrícolas.

O regime automotivo vigente entre Brasil e México, conhecido como ACE-55, para veículos completos e autopeças, será detalhado no evento do dia 25 de maio, às 11 horas. Vale lembrar que as inscrições podem ser feitas por meio do site do Sindipeças (www.sindipecas.org.br). Não haverá tradução simultânea. A rodada, nos três dias, será realizada das 11 horas às 18 horas. O programa está definido neste link.

Como complementação à rodada de negócios está prevista a contratação de estudo detalhado sobre o mercado automotivo mexicano, que deverá ser entregue em 2022.

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