Automotive Business
  
News Mobility Now

Opinião | Fernando Calmon |

Ver todas as opiniões
Fernando Calmon

19/05/2021

Honda Civic vai sair de linha e City hatch substitui Fit em 2022

Antes estreará o novo City sedã, para ajudar a conquistar os fãs do Civic antes que ele deixe de ser fabricado no Brasil


O novo City hatch já foi lançado no exterior e vai ser produzido no Brasil no ano que vem

Modelos que entram e saem do mercado este ano é um cenário em constante mudança, conforme se cruzam fontes e informações. Como já expliquei (leia aqui), as novas exigências para emissões evaporativas dentro do programa Proconve PL 7 inviabilizam o investimento em modelos mais antigos. Entretanto, há outras condicionantes a exemplo da dinâmica de oferta de produtos e razões industriais para abrir espaço a versões mais evoluídas.

A Honda para de produzir Fit e Civic ao longo do próximo ano. Mas enquanto este sai de cena na esteira de dificuldades para os sedãs, aquele será substituído pelo City hatch, mas não em 2021. Primeiro vem o novo City sedã, no final do próximo semestre, com objetivo também de atrair os fãs do Civic. O novo HR-V terá produção iniciada no primeiro trimestre do próximo ano na fábrica de Itirapina (SP). WR-V continuará em linha e deverá mudar em 2023.

Hyundai ix 35, versão defasada do Tucson, será descontinuado em 2022.

Outros que resistirão no mercado no próximo ano são os Onix Joy e Joy Plus. A nova picape intermediária só chega em 2023, produzida na fábrica de São Caetano do Sul (SP).

Fiat continuará a produzir em Betim (MG) o furgão Fiorino e este receberá atualização em 2022. A oferta dos chamados CDV (sigla em inglês para Furgões Derivados de Carros) está restrita hoje ao modelo italiano e ao Peugeot Partner.

Agora em setembro a picape média Peugeot Landtrek começa a ser vendida na Argentina e há chance de lançamento no Brasil até o fim deste ano ou começo de 2022.

2ª DÉCADA MUNDIAL DE AÇÕES DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO



Maio Amarelo é uma tradição que se consolida ano a ano em prol de reduzir acidentes e mortes no trânsito. A nova iniciativa da ONU lança um desafio a se repetir em cada país: entre 2021 e 2030 diminuir em 50% aqueles índices. Segundo o consultor em programas de segurança no trânsito, J. Pedro Correa, as ações sugeridas desta segunda década ainda estão em nível de rascunho. Ele destaca três entre vários tópicos: coordenação, estatísticas e transparência.

“Qual é a instituição brasileira com lastro suficiente, boa estrutura e capacidade de levar adiante esta grande missão? De pronto, o único nome que consigo imaginar é o do Denatran. Afinal, trata-se do líder do Sistema Nacional de Trânsito, faz parte do Ministério da Infraestrutura, mas dispõe de equipe reduzida e possivelmente não tenha previsto o orçamento adequado para a década”, afirma.

O Instituto Mobih, fundado em São Paulo em 2017, lembra que o movimento nas grandes cidades caiu em todo o mundo em razão da pandemia da covid-19. Porém, neste Maio Amarelo o instituto e o Lots Group alertam: preservar vidas é o único movimento que não pode parar. O grupo brasileiro Tecnowise também apoia a iniciativa.

ALTA RODA



DESORGANIZAÇÃO do mercado em 2021 com a paralisação de fábricas no Brasil de forma não homogênea, atingindo mais alguns modelos do que outros, vem levando a uma clara distorção. Um exemplo é o crescimento acelerado da participação de SUVs nas estatísticas. Isso não se sustenta. Embora estes modelos estejam em ascensão, só quando a produção se normalizar será possível fazer análises mais precisas. Possivelmente só em 2022.

MODELO de alto valor agregado, o Land Rover Range Rover Evoque voltará a ser produzido na fábrica do Grupo JLR, em Itatiaia (RJ), no último trimestre deste ano, ao lado do Discovery Sport. O Evoque esteve em produção no Brasil entre 2016 e 2019. Apesar de baixo conteúdo local, a desvalorização do real assegura agora competividade à marca inglesa na montagem local. Os dois SUVs oferecem motores turbo flex.

RENAULT STEPWAY responde hoje por 20% das vendas do Sandero, embora a marca francesa o tenha posicionado como modelo independente. A versão automática, com câmbio CVT de seis marchas, tira algum fôlego do modelo, mais sentido na estrada com carga total. O vão livre do solo reduziu-se de 18,5 para 14,5 cm em razão do câmbio, porém o visual não se alterou em relação ao câmbio manual, embora exija mais cuidados ao passar por lombadas ou valetas. Bancos estão mais confortáveis. Direção eletro-hidráulica é mais pesada que uma puramente elétrica.

PRIMEIRO carro 100% elétrico da Volvo, o XC40 Recharge chega em setembro por R$ 389.950 (preço de hoje a corrigir no lançamento). Os dois motores, um em cada eixo, totalizam 408 cv e 67,3 kgfm. Bateria de 75 kWh permite alcance de até 418 km, segundo a fabricante. No entanto, em velocidades mais altas em estrada dificilmente essa distância será alcançada. Carregador de parede e instalação estão incluídos no preço acima apenas para primeiras 300 unidades vendidas.

BASF acaba de desenvolver tecnologia de tintas que evitam bloqueios ou mau funcionamento dos sensores lidar. Estes são fundamentais para os autônomos ao medir com grande exatidão a distância entre veículos.

____________________________________________________________
www.fernandocalmon.com.br

Comentários

  • GUILHERMEPAULA SILVA

    Tirono pé efetuado com sucesso.

  • George

    TIRONOPÉ.Civic e Fit são categorias que VENDEM no Brasil. Hatch não vende. Fit é minivan versátil amado pelo público feminino. Civic é um lindo e excente sedã. O City não substitui nem um nem outro. Honda ERRANDO mais uma vez.

  • Val

    Nãoacredito nisso, a não ser que a Toyota também faça o mesmo com o Corolla.

  • Marco

    OCivic acabou de sofrer modificações e, ser apresentado em sua nova geração G11. Sair de linha!!! Notícia furada.

  • PABLO

    Estouno meu segundo G10 e afirmo, com veemência, consumidor de CIVIC NÃO comprará esse City, muito aquém da proposta de um sedan médio. Se essa equivocada estratégia da HONDA se concretizar sairei da marca sem chances de qualquer regresso. DECEPÇÃO.

  • IcaroDutra Damacena Almeida

    Nãoacredito nessa noticia.

  • Anderson

    Sinceramentese isso se concretizar vai ser uma tremenda idiotice da Honda, quem tem Civic G10 jamais vai regredir pro city que é muito inferior. Estratégia burra, e o Corolla vai continuar reinando mais do que nunca.

  • CarlosMoraes

    Muitotriste, já vou trocar pelo Corolla

  • SANDRO

    ÉALGO DE TAMANHA BURRICE QUE É ATÉ DIFÍCIL DE ACREDITAR! SE REALMENTE FOR VERDADE, PERDERAM MAIS UM CLIENTE QUE ESTÁ ATUALMENTE NO SEU TERCEIRO CIVIC.

  • Sergio

    Seisso for verdade fecha a fábrica porque não vai vender nada. O G 10 é o carro top que deveria ficar mais uns 10 anos. Esse suposto novo civic é horrível. Se confirmar o novo sentra aí já era pra honda mesmo.

  • MárioLuis

    Estouno meu terceiro Civic, um carro excepcional, não tem como um usuário de sedan médio migrar para um sedan compacto, no caso o honda city, lamentavelmente se o Civic sair de linha vou migrar para outra marca, espero que a Honda não tome essa decisão

  • FábioColla de Andrade

    OnixJoy e Joy Plus continuam no mercado até 2023 sem ESP e demais normas de segurança que entrariam em vigor em 2021/2021. Exatamente por isso os sindicalistas da Anfavea forçaram o governo a prorrogar estas normas de segurança até 2024. Não tinha absolutamente nada a ver com covid, basta ver o número de lançamentos para este ano.

  • Ricardo

    Seriaum ABSURDO tirar um carro tão bem quisto e substituir por outro que não tem público fiel.

  • Gutemberg

    Inacreditáveltirar o FIT pra ser substituído por esse city horrível. Carro confiável e super bem quisto. Civic tb. Sãos os carros mais bem conceituados da marca e os que mais vendem no momento. Que burrada é essa HONDA??? Espero q seja fake news!!!!

  • Cláudia

    Umcarro que vende bem. Porque tirá-lo do mercado? Vou trocar de marca

  • Dudão

    Sóacredito se a honda anunciar... Não acredito que de uma hora pra outra ela vai descontinuar um carro de sucesso igual civic e fit

  • Savio

    Kkkkeu já iria comprar o meu agora em julho, já desanimei vou pro corola mesmo

  • Alessandro

    Atéparece que a Honda tá preocupada que vc vai mudar de marca pq vc não concorda com o fim do Civic kkkkk.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now