Volkswagen lança cartilha de diversidade e inclusão para concessionárias

Material traz informações e orientações práticas para melhorar o atendimento aos clientes

Por REDAÇÃO AB
  • 14/07/2021 - 16:17
  • | Atualizado há 1 week, 1 day
  • um minuto de leitura


    A Volkswagen lança na quarta-feira, 14 um guia prático em Diversidade e Inclusão para orientar rede de concessionárias da empresa. A cartilha, feita em parceria com a Assobrav, associação que representa os distribuidores da marca, traz busca conscientizar cerca de 14 mil funcionários das revendas da companhia no país sobre como garantir atendimento respeitoso e inclusivo aos clientes.

    O material aborda a importância de compreender e respeitar as diferenças de cada indivíduo e também traz orientações e exemplos de comportamentos em relação às mulheres, pessoas LGBTI+, Pessoas com Deficiência (PcD), raça, religião, gerações e estética.

    Em relação ao atendimento de clientes mulheres, o guia da Volkswagen orienta os colaboradores a não utilizarem utilizar expressões machistas como “isso é coisa de mulherzinha”, “trabalho de homem” e “peça pro seu marido”. Também alerta sobre assédio sexual por meio de “contatos físicos forçados, comentários e propostas de caráter sexual”.

    Outra orientação, por exemplo, é sempre chamar as pessoas transgênero pelo nome social (como a pessoa quer ser chamada) e utilizar a concordância apropriada (seja masculino ou feminino), assim como o respeito no tratamento de casais homossexuais.

    “Disseminar a cultura da Diversidade & Inclusão é algo que já fazemos consistentemente dentro da empresa em todas as nossas fábricas. Entendemos que a rede é o nosso contato direto com o cliente e, por isso, devem receber orientações básicas que podem ser encontradas no conteúdo deste guia”, explica Ricardo Casagrande, diretor de Vendas da Volkswagen Brasil, em comunicado à imprensa.



    Além da divulgação da cartilha nos canais de comunicação com a rede de concessionárias e aplicativo, a VW vai realizar um webinar com os distribuidores e os consultores de campo abordando vieses inconscientes e preconceitos. A fabricante de carros ainda vai distribuir para as concessionárias um curso on-line que trata de como a marca apoia a diversidade.