Alcoa lança roda mais leve do mercado para veículos comerciais

Fabricante garante que modelo Ultra One pesa, em média, 47% menos do que uma roda feita de aço e com as mesmas dimensões

Por REDAÇÃO AB
  • 26/07/2021 - 18:45
  • | Atualizado há 1 month
  • um minuto de leitura

    A Alcoa Wheels, criadora das rodas de alumínio forjadas, anunciou na segunda-feira, 26, o lançamento daquele que, segundo a fabricante, é o modelo mais leve do mercado, a roda Ultra One. Disponível na medida 8,25 x 22.50 polegadas, a novidade pesa, em média, 47% menos que uma similar feita de aço e é 3 kg mais leve do que a roda de alumínio da geração atual, sem prejudicar a capacidade máxima de carga.

    "Esta nova geração de rodas para caminhões, ônibus e implementos rodoviários estabelece um avanço tecnológico sem precedentes na indústria do transporte comercial regional e um novo patamar em termos de redução de peso dos veículos, podendo superar os 700 kg em uma composição de nove eixos", declarou Rodrigo Leal, diretor presidente da Alcoa Wheels para a América do Sul.



    A Ultra One marca a estreia de uma nova geração de rodas “ultra leves” no mercado brasileiro. Como principais vantagens, esses modelos permitem aumentar a capacidade de transporte de carga dos veículos sem desrespeitar a lei da balança, além de proporcionarem redução no custo de operação, por conta do menor desgaste dos pneus, do consumo de combustível e, consequentemente, de emissões de poluentes.

    Segundo a Alcoa Wheels, a nova roda foi desenvolvida para atender as mais exigentes condições de uso do mercado sul-americano e utiliza a nova liga MagnaForce (patenteada pela fabricante), que é 17% mais resistente do que as atuais ligas disponíveis no mercado, permitindo a redução do peso do produto sem comprometer sua capacidade máxima de carga. A empresa afirma ainda ter recebido pedidos de fabricantes para a utilização da Ultra One em seus veículos comerciais.