Allison testará nova caixa no Brasil já em 2018

Transmissão foi mostrada nos EUA há menos de um mês

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 18/10/2017 - 12:18
  • | Atualizado há 2 months
  • 51 segundos de leitura
    A fabricante de transmissões Allison começa a testar no Brasil em 2018 sua nova caixa automática de nove marchas, apresentada há menos de um mês durante o North American Commercial Vehicle Show, salão especializado em transportes realizado em Atlanta, nos Estados Unidos. “Estamos conversando com alguns fabricantes de veículos instalados aqui no Brasil, que farão testes de rodagem a partir do ano que vem”, afirma o gerente de engenharia Celso João.

    “A transmissão pode ser aplicada em veículos 4x2 ou até 6x2 e tem potencial de utilização, por exemplo, em caminhões para distribuição de bebidas e também em ônibus”, diz João. A empresa ainda definirá a faixa de Peso Bruto Total (PBT) com a qual o novo câmbio será compatível.

    O executivo recorda que o fato de ter nove marchas permite a utilização da primeira bastante curta e das mais altas como sobremarchas, neste caso com vantagem em redução de consumo.

    Richard Price, diretor global da Allison e responsável pela transmissão, esteve na Fenatran (21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que ocorre até o dia 20 de outubro no São Paulo Expo) e ficou satisfeito com a boa receptividade do projeto. Ele acredita que a partir de 2020 haverá veículos equipados de série com a nova caixa no Brasil.

    A cobertura de Automotive Business é patrocinada por Carcon Automotive e Automechanika Frankfurt.