Allison vai fornecer transmissão automática para Mercedes

Montadora usará caixa de seis marchas em ônibus urbanos com motor dianteiro

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 02/08/2018 - 18:09
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    A Allison vai fornecer uma transmissão automática de seis marchas para equipar ônibus urbanos Mercedes-Benz com carrocerias até 13,2 metros e motor dianteiro de quatro cilindros e 208 cavalos. A oferta começa ainda este ano para os chassis OF 1721 L, equipados com motor de quatro cilindros e 2018 cavalos. A suspensão poderá ser convencional ou pneumática. A transmissão é do modelo T 3270 xFE. A informação foi divulgada durante a Lat.Bus & Transpúblico, que ocorre até 2 de agosto no Transamérica Expo Center.

    “Em testes na cidade do Rio de Janeiro o consumo foi igual ou apenas 3% mais alto do que em caixas manuais”, afirma o diretor geral da Allison para a América do Sul, Evaldo Oliveira.



    “Acreditamos em sucesso no Brasil. Na Argentina essa transmissão foi bem aceita. Fornecemos mais de 600 unidades em apenas um ano e meio”, afirma o executivo.

    A Mercedes também ressalta as vantagens do equipamento, como “maior durabilidade do trem de força”, segundo o diretor de vendas e marketing da montadora, Walter Barbosa. O aumento de opções para o frotista e o ganho em conforto para quem dirige os ônibus foram outras vantagens lembradas por Barbosa.

    Segundo a Allison, os modelos xFE de transmissão automática são compatíveis com combustíveis alternativos. A empresa também negocia com a Agrale o fornecimento de transmissões automáticas. A montadora instalada no Sul do País testa uma transmissão T 3270 com retarder em um chassi MA 17. A Volksbus é outro possível cliente.

    A caixa automática vem de Indianapolis (EUA). No Brasil ocorre a montagem de periféricos e a customização eletrônica.