Apex premia melhores iniciativas de empresas brasileiras

Artecola, Foton Aumark, Marcopolo e Weg estão entre as homenageadas

Por REDAÇÃO AB
  • 24/06/2014 - 13:24
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    Artecola Química, Foton Aumark, Marcopolo e Weg Equipamentos Elétricos foram as empresas representantes do setor automotivo na 5ª edição do Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação 2014, concedido a cada dois anos pela agência, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Nesta edição, sob o tema ‘O Brasil que vai além’, o prêmio reconheceu os esforços de empresas brasileiras e entidades representativas do setor produtivo cujas iniciativas inovadoras contribuíram para a inserção internacional ativa do Brasil, considerando as realizações de 2012 e 2013.

    A Artecola Química foi um dos destaques entre as vencedoras, levando o troféu na categoria Grande Empresa. Pertencente às Empresas Artecola, a divisão engloba as áreas de adesivos e laminados, sendo fornecedora de compósitos para o mercado automotivo, entre eles, chapas termoplásticas laminadas estruturais com fibras naturais (Ecofibra).

    Além das vencedoras, que reuniu quatro empresas vencedoras em quatro categorias, a Apex-Brasil mencionou outras 16 categorias para homenagear empresas, líderes e entidades. A Foton Aumark foi a homenageada na categoria ‘Atração de Investimentos’. A empresa será a primeira representante de uma fabricante de caminhões de origem chinesa a se instalar no Brasil: com investimento inicial previsto em R$ 250 milhões, a montadora já iniciou a construção de sua unidade em Guaíba (leia aqui).

    Por sua vez, a Marcopolo foi homenageada na categoria Empreendedor Internacional, que reconheceu suas iniciativas e processos de exportação, investimentos em suas unidades no Brasil e no exterior e o crescimento de suas operações. Além de três fábricas no Brasil (duas unidades Caxias do Sul (RS) e uma em Duque de Caxias (RJ)), a Marcopolo mantém unidades na África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Índia e México.

    Já a Weg Equipamentos Elétricos foi homenageada na categoria Diversificação de mercados – Grande empresa. Confira a lista completa dos premiados aqui.