Artecola Química recebe prêmio Finep de Inovação 2014

É reconhecida pela Ecofibra, matéria prima que mistura polímeros a fibras naturais

Por REDAÇÃO AB
  • 07/11/2014 - 20:11
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 49 segundos de leitura
    A Artecola Química foi condecorada no Prêmio Finep de Inovação 2014, na categoria Inovação Sustentável/Região Sul pela Ecofibra, matéria-prima que resulta da mistura de polímeros com fibras naturais, já utilizada por diversas empresas da indústria automotiva na confecção de componentes plásticos para veículos, entre outras aplicações.

    O material traz como diferencial a capacidade de ser 100% reciclável, além de atribuir benefícios como o menor peso para o componente.

    “Na General Motors, com o porta-pacotes produzido com fibra de cana-de-açúcar a Artecola Química obteve o primeiro lugar entre os projetos inovadores da montadora e homologação mundial para uso nos veículos de todas as suas fábricas. Além da GM, o Ecofibra é utilizado para diferentes peças e materiais de revestimento em veículos Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Mitsubishi, Nissan e Renault”, salienta Lisiane Kunst Bohnen, diretora executiva da empresa.

    O Ecofibra também é utilizado em larga escala pelo setor calçadista, no qual é utilizado como couraça e contraforte, partes internas usadas para dar forma e manter a estrutura do calçado. O material também foi reconhecido neste setor, com o Prêmio Lançamentos /FIMEC: “Tomando-se por base somente esses dois mercados, calçadista e automotivo, o Ecofibra é consumido indiretamente por mais de 60 milhões de pessoas no Brasil a cada ano”, revela Lisiane.