Audi amplia oferta de produtos no Brasil

A1 Sport (carro vermelho) tem preço sugerido de R$ 109,9 mil e A5 Sportback começa em R$ 163,9 mil (fotos: divulgação)

Por MÁRIO CURCIO, AB | De Jundiaí (SP)
  • 29/08/2012 - 02:14
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    Com o objetivo de ocupar o primeiro lugar entre as marcas de luxo até 2015, a Audi está ampliando a oferta de produtos no Brasil. As concessionárias da marca já vendem por aqui os modelos A1 Sport, A5 Sportback e S5. O primeiro deles é a versão apimentada do compacto A1, equipada com motor 1.4 de 185 cv. Com preço inicial de R$ 109,9 mil, esse brinquedo de gente grande (nas fotos, o carro vermelho) vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge 227 km/h.

    É provável que se forme uma fila de compradores para o esportivo pela baixa oferta inicial: “Até dezembro deveremos vender 15 unidades por mês”, afirma o diretor de vendas e marketing da Audi, Leandro Radomile. A linha A1 como um todo responde por 25% a 30% das vendas da marca no Brasil. Uma fonte interna revelou que em cerca de 20 dias chegará a versão de quatro portas do compacto para reforçar o time.

    Outra aposta forte para o País é o A5 Sportback, cuja carroceria reúne as vantagens dos hatches e o desenho fluido dos cupês (nas fotos, o carro prateado). O modelo chega em duas versões, Ambiente (180 cv, R$ 163,9 mil) e Ambition (211 cv, R$ 197,7 mil). Além do conforto para todos os ocupantes, o modelo tem porta-malas de 480 litros e pode chegar a 1.283 com o banco traseiro rebatido.

    A versão Ambiente é equipada com transmissão Multitronic de oito marchas e a Ambition, com a S Tronic de sete velocidades e tração nas quatro rodas (sistema Audi Quattro). “A linha A5 tem vendas em torno de 90 carros por mês. O novo A5 Sportback Ambition responderá por70% desse total”, diz Radomile.

    A Audi já vende também por aqui os S5 Sportback (R$ 355,9 mil), S5 Coupé (R$ 360,9 mil) e S5 Cabriolet (R$ 387,9 mil), todos com motor V6 TFSI de 333 cv. O Coupé, mais rápido dos três, acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, de acordo com informações da fabricante. Radomile acredita que esses novos modelos e outros já lançados durante o ano farão com que a Audi passe a ocupar em 2013 o segundo lugar entre as marcas premium no Brasil.

    Atualmente, a empresa está na terceira posição, atrás de BMW e Mercedes-Benz. A Audi aproveitou o lançamento dos veículos e inaugurou em Jundiaí (SP) uma estrutura própria para armazenagem de peças e treinamento de equipes de venda, mecânicos e consultores técnicos (veja aqui).