BMW e Nvidia desenvolvem ferramenta para planejamento de fábrica virtual

Plataforma Omniverse vai permitir a interação em ambiente virtual de diversos profissionais em tempo real

Por REDAÇÃO AB
  • 16/04/2021 - 14:45
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    O grupo BMW e a Nvidia (uma das principais empresas do ramo de inteligência artificial) desenvolveram uma nova ferramenta que, segundo as empresas, vai contribuir muito com os processos de planejamento de sistemas de manufatura altamente complexos. Trata-se do Omniverse, plataforma de planejamento de fábrica virtual que integra uma série de dados e aplicativos que permite a colaboração virtual em tempo real com compatibilidade ilimitada.

    Atualmente, o planejamento de fábrica virtual já está difundido na indústria, mas até agora dependia de dados que tinham de ser importados de diversos aplicativos, o que não é apenas demorado como pode apresentar problemas de compatibilidade. A plataforma Omniverse vai possibilitar que as informações sejam coletadas de todos os bancos de dados relevantes para a criação de uma simulação conjunta. Assim, será possível realizar alterações e ajustes ainda nas fases iniciais do planejamento, proporcionando mais rapidez e precisão no planejamento de sistemas de produção.

    “Juntamente com a Nvidia, estamos prestes a dar um grande salto e abrir novas perspectivas no campo do planejamento digital e virtual. No futuro, uma representação virtual de nossas linhas de produção nos permitirá realizar uma abordagem inovadora e integrada para os nossos processos de planejamento”, afirmou Milan Nedeljkovic, integrante do conselho de produção da BMW AG.

    “As operações do grupo BMW estão entre as mais complexas do mundo”, declarou Jensen Huang, CEO e fundador da Nvidia. “Em sua visão de futuro, pessoas e robôs vão trabalhar juntas, engenheiros de todas as áreas envolvidas no projeto vão colaborar em um espaço virtual compartilhado e toda a fábrica será simulada com detalhes fotográficos realísticos. A plataforma Omniverse foi concebida para permitir concretizar esse futuro”, disse.