BMW inaugura fábrica de motos no 2º semestre

Empresa estima produzir 10 mil unidades da G 310 R em 2017

Por REDAÇÃO AB
  • 04/05/2016 - 18:25
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    A BMW confirmou para o segundo semestre a inauguração da própria fábrica de motos em Manaus (AM). A produção da nova unidade vai começar com a G 310 R (foto), primeira motocicleta urbana BMW com cilindrada abaixo de 500 cc.

    A empresa prevê para 2017 a fabricação de mais de 10 mil unidades. De acordo com dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o investimento previsto é de US$ 25,8 milhões. Vale dizer que desde 2009 a fabricante alemã vem utilizando as instalações da Dafra para a nacionalização de suas motocicletas e essa operação ainda ocorrerá por mais alguns meses na companhia brasileira.

    A BMW estima 170 funcionários trabalhando na nova unidade. Parte desse efetivo já pertence à empresa, atuando dentro da Dafra. “Com nossa estratégia de crescimento global, reforçamos a presença em mercados como o Brasil (...) A G 310 R terá um papel fundamental na atração de novos públicos para a BMW", afirma o presidente mundial da BMW Motorrad, Stephan Schaller. O novo modelo já é produzido atualmente em Bangalore, na Índia, em parceria com a TVS. Quando estiver à venda no Brasil deverá custar por volta de R$ 20 mil ou cerca de 40% a menos que a G 650 GS, a BMW mais acessível do País atualmente. Em 2015 a BMW teve 7,8 mil unidades vendidas no Brasil e foi a marca que registrou a menor queda entre as fabricantes com tradição em alta cilindrada. O novo modelo abre perspectiva de aumento de volume e também de ampliação da rede.

    Segundo a BMW, a transição de operações entre Dafra Motos e BMW Motorrad ocorrerá de maneira gradual a fim de evitar impacto no abastecimento de produtos ao mercado nacional.