BMW, Intel e Mobileye se unem por carro autônomo

O CEO da Intel, Brian Krzanich (esq.), o CEO do Grupo BMW, Harald Krüger, e o chaiman e CTO da Mobileye, Amnon Shashua

Por REDAÇÃO AB
  • 01/07/2016 - 18:34
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura

    A BMW anuncia uma nova parceria estratégica com a Intel e a Mobileye para o desenvolvimento de tecnologias para carro autônomo com previsão de chegarem ao mercado em 2021. O conceito BMW iNext será utilizado como ponto de partida para definir a base de soluções específicas para uma condução totalmente autônoma, tanto em ambientes urbanos quanto em rodovias.

    As empresas defendem que as tecnologias de condução autônoma tornarão as viagens mais fáceis e seguras e reforçam que o objetivo da colaboração é desenvolver soluções que permitem aos motoristas tirarem não só as mãos do volante, mas a alcançar os níveis mais elevados de condução autônoma, os chamados “eyes off” (Nível 3) e o “mind off” (nível 4), transformando o tempo no carro um momento de lazer ou mesmo de trabalho durante os percursos sem se preocupar com a condução. Tais níveis de autonomia iriam permitir ainda que o veículo alcance, em nível técnico, o estágio final da condução autônoma, o “driver off” (Nível 5), sem condutor ou pessoas dentro do veículo, oferecendo a oportunidade da criação de frotas autônomas até 2021.

    Durante o anúncio da parceria, realizado na sexta-feira, 1º, na sede do Grupo BMW em Munique, na Alemanha, os representantes das três empresas expressaram que a plataforma de condução autônoma a ser criada de forma conjunta será oferecida para vários fornecedores do setor automotivo e de outras indústrias que também poderiam se beneficiar de máquinas autônomas.

    Em seu discurso, o presidente do conselho de administração da BMW, Harald Krüger, afirmou que esta nova parceria faz parte do novo plano estratégico Number One > Next, apresentado por ele em março e cujo foco está em carros elétricos e autônomos (leia aqui).

    “No Grupo BMW nós sempre nos esforçamos pela liderança tecnológica. Essa parceria reforça a nossa estratégia Number One > Next para moldar a mobilidade individual do futuro. Após o nosso investimento no sistema de navegação e mapa Here, a experiência combinada da Intel, Mobileye e do Grupo BMW vai entregar a próxima era de desenvolvimento para trazer a tecnologia de condução totalmente autônoma para as ruas. Nós já apresentamos tais soluções inovadoras no nossa nova visão de marca (denominada Os próximos 100 anos).Com este salto tecnológico, estamos oferecendo aos nossos clientes um novo nível de prazer de condução, ao mesmo tempo em que oferecemos novos conceitos pioneiros para a mobilidade premium.”

    Veja abaixo o vídeo de lançamento da nova visão da BMW denominada Next 100 Years