Britânica VCA vai certificar emissões e ruídos para o Ibama

Agência poderá homologar veículos conforme normas do Proconve e Promot

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 22/07/2015 - 16:55
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    A agência de certificação automotiva do governo britânico, a VCA, que abriu escritório no Brasil em 2013 (leia aqui), agora poderá certificar níveis de emissões e ruídos de veículos vendidos no Brasil. Na terça-feira, 21, foi assinado o acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que habilita a VCA como Agente Técnico Conveniado (ATC), que dessa forma agora pode emitir certificados para fabricantes e importadores de carros, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias, motores e motos, para o enquadramento às normas do Proconve e Promot, obrigatórias para qualquer veículo comercializado no País.

    Como agente do Ibama, a VCA acompanha os ensaios para aferição de emissões e ruídos feitos nas instalações dos fabricantes ou em laboratórios conveniados. A agência já tem acordo de utilização com o Lactec de Curitiba (PR) para realizar testes de empresas que não têm facilidades próprias. Se as medições estiverem de acordo com os padrões do Proconve ou Promot, é conferida a certificação para que o Ibama possa emitir a Licença para Uso da Configuração de Veículo Automotor ou Motor (LCVM).

    A VCA é o segundo ATC habilitado pelo Ibama para certificar emissões e ruídos veiculares no Brasil, serviço que teve a demanda aquecida nos últimos anos com a chegada de novas marcas e veículos no País. Dessa forma, passa a representar uma opção adicional que contribui para reduzir o tempo necessário para lançamento de produtos no mercado. “Os potenciais clientes são todos os fabricantes e importadores instalados no Brasil que necessitam obter a LCVM do Ibama para comercializar seus veículos”, afirma Carlos Bonote, vice-presidente da VCA South America, que tem escritório localizado dentro do consulado britânico de São Paulo.

    Além dos testes de ruídos e emissões, em outros países a VCA também acompanha e certifica ensaios de segurança veicular, como crash test ou verificação de freios, iluminação, cintos de segurança etc. A agência tem 13 escritórios espalhados pelo mundo e é ligada ao Departamento de Transportes do Reino Unido. Desde a abertura da representação no Brasil, a VCA vinha realizando certificações para exportadores de veículos. Agora, com a habilitação do Ibama, poderá também certificar produtos vendidos no mercado brasileiro.