Bronco Sport é SUV “domado” pela tecnologia

Bronco Sport é recriação de ícone equino da Ford: mais manso, mas valente

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 20/05/2021 - 11:00
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 6 minutos de leitura

    Descendente da mais chucra linhagem entre os ícones equinos da Ford, o novo Bronco representa o renascimento do modelo espartano de duas portas, construído sobre um chassi encurtado de picape, considerado um dos primeiros SUVs da história que arrebatou uma legião de fãs nos Estados Unidos em cinco gerações lançadas entre 1966 e 1992, a última delas fabricada até 1996. O anúncio do relançamento do carro feita pelo chairman Bill Ford na abertura do Salão de Detroit em 2017 arrancou aplausos da plateia de jornalistas americanos.

    Em uma releitura arredondada das antigas linhas quadradas do modelo, a Ford relançou o Bronco no meio de 2020, desta vez nada chucro, totalmente “domado” por tecnologias modernas, em duas versões: uma mais parruda, produzida nos EUA e montada sobre chassi, outra mais familiar construída em carroceria monobloco que leva o sobrenome Sport, fabricada no México. É esta que chega ao Brasil agora, em opção única topo de linha aqui chamada de Wildtrack, com motor EcoBoost 2.0 turbinado a gasolina de 240 cavalos e pacote completo de equipamentos, sem opcionais, por R$ 256,9 mil.



    LEIA TAMBÉM:
    > Com o Bronco, Ford encara trilha premium do mercado



    Apesar de ser o mais “manso” da família, o Bronco Sport conserva a valentia off-road ao mesmo tempo em que oferece ampla dose de conforto e tecnologias. O SUV chega a mercado brasileiro e tecnologias, que no Brasil foi batizada Wildtrack – nos EUA este nome não se aplica à gama do Sport, a Ford só usa para a versão de topo do Bronco sobre chassi.


    Na estrada ou fora dela, Bronco Sport tem desempenho forte

    De tão icônico, nos Estados Unidos o Bronco ganhou até uma rede de revendas exclusiva. O SUV agora tem personalidade independente da fabricante, usa logotipo próprio do cavalo selvagem com o coice armado que enfeita os bancos no interior, no exterior ostenta o seu nome em letras grandes na grade dianteira e na tampa do porta-malas, a marca oval azul da Ford só aparece discretamente em um pequeno emblema fixado na traseira.

    A releitura de design aplicada no Bronco renascido tem elementos retrô, como os faróis redondos de LED conjugados com luzes diurnas (DLR) em traços horizontais, tudo dentro de molduras quadradas. Mas os traços arredondados do novo SUV remetem pouco às linhas quadradas do carro do passado. O novo Bronco ficou diferente de todos os outros Ford e da maioria dos SUVs do mercado.

    ESPORTIVO E SEGURO SOBRE O ASFALTO



    Equipado com propulsor turbinado a gasolina de 2 litros, 240 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 38 kgfm a 3.000 rpm, combinado com um esperto câmbio automático de oito marchas, o Bronco Sport garante desempenho esportivo sobre o asfalto. Segundo medições da Ford, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Dirigindo o Bronco na pista de testes da fabricante em Tatuí (SP) sem se preocupar com marcações, dá pra dizer que o carro responde bem rápido ao acelerador, oferece uma condução confortável e segura, é bastante estável apesar da altura elevada do solo própria de um SUV.


    Na pista de testes da Ford em Tatuí, motor de 240 cv garantiu tocada esportiva ao Bronco Sport

    O modelo é equipado com todos os atentos e eficientes sistemas eletrônicos de segurança ativa, com radar e câmera que acionam frenagem automática de emergência, assistência de manobras evasivas que controla o volante para desviar de obstáculos ou pedestres, monitor e assistente de permanência na faixa de rodagem, alerta de ponto cego, controle adaptativo de velocidade (ACC) com função automática de para-e-anda para o trânsito e alerta de fadiga do motorista.

    Recentemente, o Bronco Sport recebeu nota máxima de segurança do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), nos Estados Unidos, após seis testes de impacto e avaliação de desempenho dos diversos sistemas de segurança do carro.

    FORÇA E TECNOLOGIA PARA TODO TERRENO




    No modo de condução off-road mais radical, o Bronco Sport sobe ou desce ladeiras muito íngremes

    Quando sai do asfalto o novo SUV mostra toda a força de um legítimo 4x4, mas com uso de tecnologias refinadas que garantem conforto a bordo e transformam qualquer motorista em exímio piloto fora-de-estrada. “As soluções para o carro foram desenvolvidas a partir de clínicas na Califórnia com um público que gosta do lazer aventureiro. Assim o Bronco entrega capacidade off-road com muito conforto”, explica Alex Machado, diretor de desenvolvimento de produtos da Ford América do Sul, que foi o engenheiro-chefe do projeto Bronco nos EUA.


    O seletor de sete modos de condução GOAT ajusta o Bronco Sport para qualquer terreno: na configuração off-road, câmera frontal abaixo da linha do capô ajuda o motorista a guiar nas trilhas mais acidentadas

    A versatilidade do Bronco Sport em qualquer terreno está expressa no sistema G.O.A.T (sigla de go over all terrains), um seletor no console central que regula eletronicamente as configurações de controle de estabilidade, motor, direção, transmissão e tração, de acordo com as condições da rota, com sete opções: Normal, Eco (privilegia a economia de combustível) e Esportivo com tração 4x2 dianteira, ou 4x4 automática nos modos Escorregadio (água e gelo), Areia, Lama/Terra e Rocha/Rock Crawl – este último o modo mais radical, para subir rampas muito íngremes ou passar por solo acidentado.

    Cada modo de condução escolhido também muda automaticamente a configuração do quadro de instrumentos digital. Quando são selecionadas as opções off-road do GOAT Areia, Lama/Terra ou Rocha/Rock Crawl, automaticamente é ligada a câmera 180 graus posicionada no para-choque dianteiro, dotada de lavador automático, que funciona em baixa velocidade (até 25 km/h) para ampliar a visão do motorista dos obstáculos abaixo da linha do capô.


    Com capacidade de imersão de 600 mm e piloto automático off-road, o Bronco Sport passa em qualquer trilha

    O Bronco Sport também é dotado de piloto automático off-road, acionado por um botão no console que passa a controlar em sete estágios no volante a aceleração para atravessar trilhas mais difíceis em baixas velocidades, como descidas íngremes ou estradas alagadas e lamaçais.

    A carroceria e as dimensões do Bronco Sport foram projetadas para rotas fora-de-estrada, mas na cabine segue confortável aos ocupantes mesmo nos terrenos mais acidentados, graças ao sistema de suspensão de estabilidade off-road (HOSS na sigla em inglês), independente nas quatro rodas, que faz o carro se adaptar ao terreno. O SUV foi preparado para ir a qualquer lugar, equipado com pneus todo-terreno Pirelli Scorpion A/T 225/65R17, proteção de aço em toda a parte inferior, generosos ângulos de entrada e saída (33,1 e 30,4 graus, respectivamente), altura do solo de 223 mm e capacidade de imersão de 600 mm.

    Publicidade



    CONECTADO, CONFORTÁVEL E VERSÁTIL



    O SUV é conectado à internet pelo aplicativo Ford Pass e transmite informações ao computador ou smartphone, como localização, alertas de acionamento de alarme e funcionamento do motor, autonomia, quilometragem e pressão dos pneus; também permite o controle remoto de funções travamento/destravamento das portas e partida com climatização, que pode ser agendada.


    Na cabine, o Bronco Sport tem acabamento caprichado e bom espaço para cinco ocupantes

    A bordo o Bronco oferece boa parte dos mais modernos sistemas de entretenimento e conectividade. No centro do painel, a tela tátil de 8 polegadas abriga a central multimídia Sync3, com conexão de voz para o telefone e controles do ar-condicionado, sistema de som B&O de 1.000 W com 10 falantes, navegação por GPS e espelhamento do smartphone via Apple Car Play ou Android Auto. Estão disponíveis na cabine carregador de celular por indução sem fio, além de tomadas 12V e USB (normal e “C”), tanto para os ocupantes da gente como para os de trás. Outra comodidade são as duas tomadas de 120 V, uma junto aos assentos traseiros e outra no porta-malas, para ligar dispositivos eletroeletrônicos diversos.

    Na cabine, o Bronco Sport tem acabamento caprichado de um automóvel de luxo que pouco lembra sua vocação mais rústica fora-de-estrada. Os bancos são revestidos em couro em dois tons e o painel tem revestimento emborrachado. Há espaço confortável para até cinco ocupantes e diversos porta-objetos e compartimentos – inclusive embaixo dos assentos traseiros.


    O versátil porta-malas do Bronco: mesa dobrável e até abridor de garrafas

    A área do porta-malas tem diversos recursos sob medida para campistas. A tampa pode ser aberta inteira ou só o vidro. O interior tem diversos ganchos de fixação e é todo revestido com material emborrachado, o que facilita a limpeza. O compartimento pode ser dividido em dois andares por uma bem bolada divisória que se transforma em mesa dobrável. Para iluminação interna, foram instaladas na tampa duas pequenas luminárias direcionais. Também estão ali duas tomadas, uma de 12V e outra de 110V. Tem até um abridor de garrafas embutido na moldura da porta.

    E se alguém quiser gastar um pouco mais nessa aventura off-road premium, o Bronco também tem uma série de acessórios exclusivos, como tenda lateral retrátil, barras transversais e suporte para levar bicicletas no teto, engate para reboque, alargadores de para-lama, aplique de capô e friso lateral, entre outros.