Câmara Brasil-Alemanha cria setor de inovação

Ações terão como foco a superação da falta de competitividade na indústria nacional

Por REDAÇÃO AB
  • 08/11/2012 - 16:45
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP, na sigla em alemão) inaugura na segunda-feira, 12, na capital paulista o Departamento de Inovação e Tecnologia (DIT) que tem como objetivo contribuir no processo de geração de inovação no País, por meio de transferência e troca de conhecimento entre empresas e instituições brasileiras e alemãs. Na ocasião, a entidade promoverá uma mesa redonda para debater o papel da inovação na competitividade.

    Entre os participantes do debate estão Maurício Muramoto, presidente da Continental Brasil, Ideval Munhoz, CEO da T-Systems, e Livaldo Aguiar dos Santos, presidente das Indústrias Romi.

    “A Alemanha é o país-referência no mundo para questões que envolvem inovação, desenvolvimento de tecnologia e investimentos em pesquisa. A criação do novo departamento acontece em um momento em que o próprio governo brasileiro passou a priorizar o tema, aproximando-se de instituições alemãs consideradas modelo neste campo”, afirma Weber Porto, presidente da Câmara Brasil -Alemanha.

    Segundo a entidade, as ações do DIT terão foco em como superar a falta de competitividade que atinge as empresas instaladas no Brasil. Para Wilson Bricio, vice-presidente da AHK-SP e coordenador do comitê de inovação e tecnologia, a ideia é estimular o aumento de competitividade da indústria nacional com base no modelo alemão. “Isso representa uma grande oportunidade para as pequenas e médias empresas brasileiras que poderão buscar parcerias com organizações de porte similar na Alemanha e instituições em ambos os países, visando o desenvolvimento local de produtos, tecnologias e processos que venham de encontro aos atuais desafios do Brasil”, explica o executivo, que é presidente da ZF no Brasil.

    O movimento de acordos de cooperação entre a Câmara Brasil-Alemanha e outras entidades já começou. Fazem parte a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), com as quais já são desenvolvidas atividades dedicadas à qualificação profissional, intercâmbio de experiências, desenvolvimentos e pesquisas junto às instituições de pesquisa.