Caminhões Volkswagen Constellation completam 15 anos

Linha com modelos médios e pesados tem mais de 230 mil unidades vendidas no período

Por REDAÇÃO AB
  • 18/09/2020 - 16:16
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    Em 19 de setembro de 2005 a Volkswagen Caminhões e Ônibus lançava no Brasil sua família de caminhões Constellation, fruto de um projeto que recebeu investimento de R$ 1 bilhão e envolveu mais de 200 profissionais, entre as equipes de engenharia do Brasil e da Alemanha. Atualmente, a linha conta com modelos médios e pesados com a venda de mais de 230 mil unidades nestes 15 anos.

    Quando estreou no mercado brasileiro, a família Constellation chegou com três versões: 19.320 Titan Tractor, 17.250 e 24.250. Com eles, a VWCO passou a atuar nos segmentos de caminhões entre 5 e 45 toneladas de peso bruto total (PBT). Os veículos foram equipados com motores Cummins de 250 cv e 320 cv. Atualmente, a gama possui veículos que vão de 14 a 74 toneladas de PBT, incluindo modelos médios e pesados.

    O membro mais recente da família foi apresentado no início deste mês, o Constellation 33.460 6x4 off-road, junto com a nova gama de caminhões Meteor (leia aqui).

    “O Volkswagen Constellation é um produto do qual a nossa marca se orgulha muito. Ele é um exemplo da nossa engenharia sob medida, que coloca foco máximo nas reais necessidades do transportador. A longevidade desse caminhão no mercado nacional e em outros 20 destinos internacionais reflete o sucesso e a enorme aceitação de toda a família pelos nossos clientes”, afirma Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.



    A família Constellation, fabricada na planta da VWCO em Resende (RJ), começou a ser exportada um ano depois de estrear no Brasil, com as primeiras unidades tendo o Chile como destino. Nestes 15 anos, a empresa contabiliza a exportação de mais de 25 mil caminhões para mais de 20 mercados na América Latina e na África.