Cesvi mostra os carros mais amigos do bolso

Novo Índice de Manutenção Veicular afere gastos com revisão e mão de obra

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 13/08/2015 - 19:48
  • | Atualizado há 2 months
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    O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) elegeu os carros com menor Índice de Manutenção Veicular (IMV) à venda no Brasil. Empataram em primeiro lugar Chevrolet Celta 1.0, Toyota Etios 1.5 hatch e sedã, Fiat Fiorino 1.4 e Uno 1.4, VW Gol 1.0/1.6 e Voyage 1.0/1.6, todos com IMV 20. Igualaram-se na segunda posição, com IMV 21, Chevrolet Classic 1.0, Fiat Grand Siena 1.4, Palio 1.0/1.4 e Strada 1.4, VW Saveiro 1.6 e Nissan Versa 1.6.

    A pontuação foi calculada a partir dos custos de itens substituídos como manda o manual do proprietário e respectiva mão de obra em 100 mil quilômetros rodados. O IMV 20 indica que o carro consumiria R$ 9,5 mil a R$ 10 mil nas manutenções necessárias e o IMV 21, de 10 mil a R$ 10,5 mil.

    O Cesvi analisou os 45 modelos mais vendidos no Brasil em 2014 segundo a Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários. “Entraram carros flex ou a gasolina. Como temos uma base de dados, poderemos fazer até mesmo atualizações mensais”, afirma o coordenador técnico do Cesvi, Alessandro Rúbio.

    Para os cálculos foram consultadas as tabelas dos manuais do proprietário dos 45 modelos no que diz respeito a manutenção preventiva, como trocas de óleo do motor, fluidos e filtros. Na manutenção preditiva entraram kits de embreagem e amortecedores, velas, cabos de vela e pneus, por exemplo.

    “O valor da mão de obra foi calculado a partir de uma média praticada por cinco montadoras em diferentes regiões do Brasil”, diz Rúbio. O IMV vai de 10 a 60, sendo 10 para carros que consumam até R$ 5 mil em troca de itens e 60 para os que precisem de R$ 29,5 mil ou mais. Dos veículos avaliados, no entanto, nenhum ficou abaixo de 20 nem acima de 52.

    Entre os carros pequenos chamam a atenção o IMV 24 para Nissan March 1.0 e 23 para a versão 1.6. O VW Up! 1.0 também ficou com 24, índice alto para carros ditos populares. Na lista dos utilitários esportivos compactos o Ford EcoSport e o Renault Duster tiveram IMV 23 nas versões 1.6, mas com motor 2.0 a vantagem é do Ford, com 24, enquanto o Renault sobe para 25.

    O estudo mostra elevado IMV de 38 para a minivan Chevrolet Spin 1.8, sendo que o índice do sedã Cobalt 1.4 e 1.8, que utiliza a mesma plataforma, tem IMV bem mais baixo, 24. Na ponta de baixo da tabela estão dois Volkswagen com a mesma motorização, o sedã Jetta 2.0 TSI, com IMV 49, e o Golf 2.0 TSI, com 52.