Chevrolet são os usados mais valorizados do mercado

A picape S10 e o SUV Tracker são os modelos que tiveram o maior valor acima da tabela Fipe em junho. Confira os 10 primeiros da lista

Por REDAÇÃO AB
  • 30/07/2021 - 16:15
  • | Atualizado há 1 month
  • 2 minutos de leitura

    O mercado de usados anda tão aquecido que alguns modelos chegam a estar quase 30% acima da tabela Fipe, a maior referência na negociação de veículos. Os dois primeiros colocados da lista dos modelos mais valorizado em junho foram dois Chevrolet, a picape S10 e o SUV Tracker.

    A S10 modelo 2009 foi vendida no mês por um valor médio de 28% acima da Fipe, enquanto o seminovo Tracker 2021 foi comercializado por um preço médio 18% maior do que consta na tabela, de acordo com levantamento feito pela InstaCarro, startup que auxilia a venda de veículos usados ou seminovos (veja lista abaixo). A valorização, segundo a empresa, é causada pelo aquecimento do mercado de usados no país, que passou a praticar valores de compra e venda maiores por causa da escassez de veículos novos que existe no momento.



    "O setor de venda de automóveis usados e seminovos está aquecido. Um bom indicador é a comparação com o mês de maio deste ano, que as valorizações não ultrapassaram a casa dos 15%, enquanto no mês de junho, chegou a 28%", disse o CEO Luca Cafici. "É um ótimo momento para quem deseja vender o carro. O mercado tem oferecido ótimos valores."

    De acordo com dados da Fenabrave, as vendas de veículos usados cresceram 63% sobre o volume comercializado em igual período no ano passado, um reflexo da falta de veículos novos, o que acabou aumentando a procura pelos modelos seminovos.

    No caso do segmento de veículos novos, os preços também estão escalando patamares mais altos. Embora a inflação no primeiro semestre tenho sido de 3,5%, segundo o IPC da Fipe, alguns carros tiveram reajuste de tabela que é o quase o dobro desse valor em apenas um mês, enquanto alguns fabricantes apresentaram um aumento da sua linha de veículos equivalente à inflação do semestre inteiro, segundo levantamento feito pela KBB Brasil.

    Entre as marcas, a Honda foi a que teve o maior reajuste médio da sua tabela de preços de 0 km em junho: a variação no mês foi de 3,39%. O número está muito acima do aumento médio do mercado de carros novos, que foi de 0,61%. Em segundo lugar do ranking está a Caoa Chery, cujos preços dos seus veículos 0 km subiram em média 2,91%. Em terceiro, vem a linha Chevrolet, com 2,09%.

    "Seguindo a tendência, os modelos hatches ainda são os usados mais comercializados, exatamente porque combinam economia, facilidade para manutenções, e conforto. Por isso, são comumente adquiridos por famílias e também motoristas de aplicativos", contou Cafici, da InstaCarro.

    OS 10 USADOS MAIS VALORIZADOS EM JUNHO

    Chevrolet S10 2009 - 28%

    Chevrolet Tracker 2021 - 18%

    Peugeot 106 2001 - 17%

    Renaut Oroch 2016 - 11%

    Fiat 500 2013 - 10%

    Volkswagen T-Cross 2020 - 8%

    Mitsubishi ASX 2015 - 8%

    Hyundai Creta 2019 - 7%

    Fiat Argo 2020 - 7%

    Toyota Etios 2020 - 5%