Citroën C4 Picasso quer brigar com SUVs de luxo

Monovolume com versões de 5 e 7 lugares tem muito espaço e tecnologia

Por MÁRIO CURCIO, AB | De Porto Feliz (SP)
  • 29/05/2017 - 23:57
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 2 minutos de leitura

    Reportagem atualizada em 1º de junho, às 11h30.

    A Citroën aposta em sua nova linha Picasso para concorrer no segmento de luxo com outros monovolumes e também utilitários esportivos, ou SUVs, à venda no Brasil. Com cinco lugares, o C4 Picasso começa em R$ 121,4 mil e chega a R$ 152 mil.

    O Grand C4 Picasso leva sete pessoas. Parte de R$ 131,4 mil e atinge R$ 167,4 mil. O motor é sempre o 1.6 THP, com turbo, injeção direta de gasolina e 165 cavalos. E a transmissão é automática de seis marchas. A produção de ambos ocorre em Vigo, na Espanha. Eles foram apresentados ao lado dos C3 e Aircross 2018 automáticos, agora com câmbio de seis marchas (veja aqui).

    Desde a versão de entrada os dois modelos recebem ar-condicionado com regulagem digital e duas zonas distintas de temperatura, freio de estacionamento elétrico, auxílio para partida em rampas, controles de tração e estabilidade mais central multimídia com tela de sete polegadas e Bluetooth.

    As mais completas têm faróis autodirecionais, sistema de estacionamento automático, reconhecimento de placas de velocidade, alerta e correção de desvio involuntário de faixa, mudança automática para farol baixo/alto e um conjunto de quatro câmeras com processador de imagens capaz de criar uma “vista superior” do carro no painel. É uma ajuda e tanto quando se anda num estacionamento com vagas apertadas, por exemplo.


    Só o Grand C4 Picasso tem sete lugares, mas todas as versões recebem bancos individuais e central multimídia com tela de sete polegadas.

    Como concorrentes do Grand C4 Picasso a Citroën vê os monovolumes Kia Carnival, Chrysler Pacifica e também os utilitários esportivos Chevrolet Trailblazer, Dodge Journey, Hyundai Santa Fe, Toyota SW4, Kia Sorento e Mitsubishi Outlander.

    “Queremos vender mil unidades (dos dois juntos) este ano”, afirma a diretora comercial Frida Lickel. São quase cinco vezes mais do que em 2016. De acordo com a montadora, a versão de cinco lugares deverá responder por 60% das vendas.

    Os dois modelos são os primeiros Citroën à venda no Brasil fabricados sobre a nova plataforma EMP2. A distância entre eixos varia de 2,78 a 2,84 metros. Nos dois carros os bancos são individuais e a segunda fileira é corrediça.

    O C4 Picasso mede 4,43 metros e seu porta-malas leva até 630 litros de bagagem. O Grand C4 Picasso tem 4,6 metros. Com a terceira fila em uso sobram apenas 130 litros no porta-malas, mas se estiver dobrada leva até 704 litros.

    Veja a lista de preços dos dois modelos:

    C4 Picasso Seduction (5 lugares) - R$ 121,4 mil
    C4 Picasso Intensive (5 lugares) - R$ 132 mil a R$ 152 mil
    Grand C4 Picasso Seduction (7 lugares) - R$ 131,4 mil
    Grand C4 Picasso Intensive (7 lugares) - R$ 142 mil a R$ 167,4 mil.

    Assista ao vídeo com os novos C3, Aircross e C4 Picasso: