Começa a produção do Peugeot 2008 no Brasil

PSA Peugeot Citroën investiu R$ 400 milhões para nacionalizar modelo

Por REDAÇÃO AB
  • 17/03/2015 - 12:40
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    A PSA Peugeot Citroën iniciou na terça-feira, 17, a produção em série do SUV Peugeot 2008 no polo industrial de Porto Real (RJ). O veículo já teve mais de 200 mil unidades vendidas em todo mundo desde seu lançamento na Europa. De acordo com a montadora, durante três anos estiveram envolvidas equipes da França, Brasil e China no projeto de fabricação local do modelo. Dos profissionais envolvidos, mais de 300 pessoas eram da planta nacional da companhia e do Latin America Tech Center, centro de pesquisa, desenvolvimento e design da companhia, com sede no Brasil. Foram aplicados R$ 400 milhões no programa, incluindo a adaptação do 2008 para o mercado local e a atualização da planta brasileira da companhia para produzir o veículos.

    Segundo Carlos Tavares, CEO do Grupo PSA, o Peugeot 2008 é uma demonstração do novo posicionamento mundial do grupo, com veículos globalizados. “Seus números de vendas na Europa e na China, mercados onde já foi lançado, superaram as expectativas e tenho certeza de que no Brasil o modelo seguirá o mesmo caminho. O início da produção do 2008, na nossa fábrica de Porto Real, vem reforçar ainda mais nosso compromisso com o País”, avalia o executivo.

    Para o presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e América Latina, Carlos Gomes, o SUV tem grande potencial no País. “O Peugeot 2008 é um sucesso mundial. O início de sua produção nacional resulta de excelente trabalho de integração local, desenvolvido por nossas equipes de pesquisa, desenvolvimento e design. Vamos oferecer aos nossos clientes um veículo com muita tecnologia, segurança e adaptado às condições de terreno do Brasil”, afirma o executivo.

    O Peugeot 2008 nacional tem lançamento marcado para o início de abril. O modelo traz o conceito i-cockpit, que associa volante multifuncional ao painel de instrumentos e à central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e integrada. Outra novidade do modelo é a alavanca do freio de mão do tipo manche de avião. Segundo a montadora, as cores e os materiais do interior foram pensados para criar um ambiente que remeta ao universo SUV. O veículo conta com mais de 200 peças novas e atende as exigências brasileiras com 80% de nacionalização das peças. O projeto envolve 40 fornecedores.

    O Polo Industrial Brasil, em Porto Real, completou 14 anos de atividades em fevereiro e recebeu várias inovações e equipamentos para produzir o projeto do Peugeot 2008. Novas tecnologias foram implementadas para adequar a planta à produção do modelo. A fabricante afirma que há planos futuros para exportar o utilitário esportivo para outros mercados.


    Funcionários da linha de montagem comemoram o inicio da produção em série do Peugeot 2008, na fábrica de Porto Real (RJ)