Concessionária Ford aprende tecnologia híbrida

Treinamento ensina a operação do Fusion Hybrid.

Por Automotive Business
  • 11/07/2011 - 09:43
  • | Atualizado há 2 months
  • 2 minutos de leitura

    <style type="text/css"> .texto { font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 10px; color: #666; } .texto { text-align: left; } </style>

    NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
    EmailRSSTwitterWebTVRevistaMobileRede Social


    Redação AB

    Os concessionários da Ford passaram pelo primeiro treinamento para conhecer a tecnologia de tração híbrida, que combina no mesmo veículo um motor elétrico e outro a gasolina. A iniciativa aconteceu após o início da comercialização do Fusion Hybrid.

    Participaram do programa técnicos da rede de distribuidores da marca e engenheiros de campo, responsáveis pela multiplicação do conhecimento para garantir a assistência pós-venda do novo produto. "Promovemos um tear down, que é a desmontagem do veículo, para ensinar as equipes que estão na linha de frente com o cliente", explicou Antonio Taranto, diretor de Serviço ao Cliente da Ford.

    Primeiro veículo do mercado brasileiro a utilizar a tecnologia híbrido total, o Fusion Hybrid combina um motor a gasolina 2.5 (que funciona no ciclo Atkinson), um motor e um gerador elétrico integrados na transmissão, com bateria de níquel metal de alta tensão. A partida é feita com tração elétrica e o motor a gasolina entra em operação em velocidades acima de 75 km/h, ou quando é preciso recarregar a bateria.

    O sistema de freios regenerativos recupera até 94% da energia de atrito para recarregar a bateria. Com isso, o carro é capaz de rodar até 16,5 km/l na cidade e 19,4 km/l na estrada. Na parte de segurança, inclui tração integral AWD, freios ABS com EBD, controle de tração AdvanceTrac e sensor de pressão dos pneus.

    Outra tecnologia do Fusion Hybrid que favorece a economia de combustível é o ar-condicionado elétrico. O carro oferece o sistema SYNC multimídia (CD-player/MP3, entrada USB e conexão para celular Bluetooth, com comandos de voz), abertura das portas por teclas, banco do motorista com ajuste elétrico em dez posições e teto solar elétrico.

    "A tecnologia híbrida é apenas uma das inovações tecnológicas do veículo. O Fusion vem equipado com painel configurável, 7 air bags, ar-condicionado elétrico, sistema de monitoramento de pontos cegos, chave MyKey, câmera de ré, sensor de chuva e tomada de 110 volts na cabine, entre outros itens", afirma Estevão Thosi, gerente da engenharia de Serviços da Ford.