Concessionárias Ford venderão bicicleta elétrica

Bicicleta tem motor dianteiro de 250 watts e bateria de lítio recarregável em 110 ou 220 volts

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 16/09/2013 - 12:35
  • | Atualizado há 2 months
  • 58 segundos de leitura
    A partir de outubro, as concessionárias Ford terão um novo item licenciado, a bicicleta elétrica Villaggio. O produto é montado no Brasil com componentes nacionais e também trazidos da China. As revendas devem praticar entre R$ 4.250 e R$ 4,5 mil, dependendo do Estado.

    A bicicleta faz parte, segundo a própria montadora, de um plano estratégico de licenciamento de itens não automotivos para venda em sua rede. Ainda não se sabe quantas unidades da bike elétrica serão vendidas.

    “Tudo vai depender da adesão das concessionárias, afirma Ricardo de Féo, diretor da General Wings, empresa responsável pela bicicleta. A Villaggio tem quadro de alumínio e peso total de 24 quilos. Desse total, 2,8 kg são de sua bateria de lítio de 36 volts, cuja autonomia informada é de 40 quilômetros. Esse acumulador pode ser retirado da bicicleta e recarregado em tomadas de 110 ou 220 volts.

    O motor elétrico da Villaggio tem 250 watts e é instalado na roda dianteira. Um painel digital no guidão permite desligá-lo ou ativar sua ajuda em três níveis de potência: baixa, intermediária e alta, dependendo da situação de uso, como plano, subida leve e subida íngreme.

    Ele entra em ação como complemento ao esforço do ciclista no pedal e também pode ser acionado com um gatilho pelo polegar direito. Além do motor, a bicicleta tem câmbio de sete marchas. Uma avaliação rápida causou boa impressão pela potência do motor e ergonomia. O quadro é ideal para adultos. A Villaggio tem dois anos de garantia.