Continental começa a fazer ABS em janeiro

Fábrica em Várzea Paulista está sendo preparada

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 02/10/2012 - 23:05
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 56 segundos de leitura
    A Continental começa a produzir no País, a partir de janeiro, a central de controle e sensores de ABS para freios, o sistema antitravamento de rodas que passa a ser obrigatório em 100% da frota produzida no País a partir de 2014 (60% já em 2013). A informação já havia sido divulgada em 2011 por uma das clientes do fornecedor, a Volkswagen, foi confirmada este ano pela empresa e agora Maurício Muramoto, presidente da Continental Brasil, revelou a data do início da operação, mas ainda não informa o investimento nem a capacidade a ser instalada na fábrica de Várzea Paulista (SP), que abriga a divisão de chassis e segurança da sistemista, onde será feito o sistema.

    Por enquanto, no Brasil, só a Bosch fabrica o sistema ABS. Com a entrada em vigor da nova legislação, muitos fabricantes de veículos procuraram por uma segunda opção. Se produção atingir algo como 4 milhões de veículos em 2014, estima-se que Continental e Bosch vão dividir o mercado com cerca de 2 milhões de unidades/ano para cada uma. No mundo, a Continental é a segunda maior fornecedora do sistema, atrás justamente da Bosch.

    Outro incentivo do aperto da legislação de segurança é a obrigatoriedade de instalação de airbags frontais em 100% da frota fabricada, também a partir de 2014. Muramoto confirmou que a Continental vai produzir aqui a central de controle do sistema em Salto (SP). Mundialmente a empresa é líder no fornecimento dessa central.