Cresce o uso de modelos com tração nas quatro rodas

Edge AWD é um dos Ford à venda no Brasil com tração nas quatro rodas

Por REDAÇÃO AB
  • 04/03/2013 - 09:53
  • | Atualizado há 2 months
  • 47 segundos de leitura

    Nos Estados Unidos, os automóveis e utilitários equipados com tração nas quatro rodas responderam por mais de 20% das vendas em 2012. A Ford lidera essa tendência naquele mercado e também tem alguns produtos com essa característica no Brasil, como o utilitário esportivo Ecosport 4WD, o crossover Edge AWD, a picape Ranger e até o sedã Fusion.

    A tração integral é a razão de compra para muitos consumidores que enfrentam condições ruins de aderência como lama e neve. E a associação do 4x4 com itens tecnológicos facilitou seu uso diário. Um software desenvolvido pela Ford para o novo sistema inteligente de tração integral avalia as condições de rodagem 20 vezes mais rápido que o piscar de olhos e redistribui o torque para entregar ao motorista tração e dirigibilidade durante todo o tempo.

    Segundo a fabricante, com o uso de sensores e softwares avançados, o sistema coleta dados de 25 fontes externas, como velocidade das rodas, posição do pedal do acelerador e ângulo da direção para oferecer o melhor desempenho tanto em pista seca como molhada.

    Recentemente, a montadora alemã Audi comemorou a produção de 5 milhões de carros equipados com a tecnologia Quattro (veja aqui), lançada em 1980 num esportivo com esse mesmo nome.