Cummins lança sistema de monitoramento remoto para frotas

Novidade que está na Automec pode equipar todos os veículos com motores eletrônicos da fabricante

Por WILSON TOUME, PARA AB
  • 24/04/2019 - 15:55
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    Uma das atrações da Cummins na Automec é o Cummins Connected Diagnostics, sistema de monitoramento remoto que gerencia a manutenção dos veículos em tempo real. O programa funciona por meio dos sistemas de telemetria já existentes e transmite os principais dados do motor e do GPS. Assim, no caso de alguma falha, o programa entra em ação, analisando os dados para encontrar as possíveis causas do problema, além de informar sobre a necessidade de realizar o reparo imediatamente ou a oficina mais próxima (inclusive com telefone para agendar o serviço).

    “O Cummins Conected Diagnostics identifica os códigos de falha do motor, determina as prováveis causas do problema, informando imediatamente ao usuário [ou frotista]”, explica o diretor da Cummins Filtration para a América Latina, Antonio Almeida. “Com essas informações, é possível evitar maiores danos ao motor”, reforça o executivo. Para o usuário, a melhor notícia é que o programa está disponível para todos os motores eletrônicos produzidos pela empresa e é grátis.

    A Cummins – que está completando 100 anos de existência – também está reforçando a presença de sua linha remanufaturada ReCon, composta por motores básicos e parciais, injetores, módulos de controle do motor, bomba de combustível e cabeçotes. Antonio Almeida ressalta as vantagens de optar pela gama ReCon: confiabilidade e agilidade, já que o usuário/frotista pode contar com o motor remanufaturado em um tempo muito menor, se comparado com uma unidade retificada, e isso significa veículo parado por menos tempo.

    O executivo lembra ainda que o motor remanufaturado pela Cummins não é só reformado, mas sim atualizado. Assim, é possível contar um propulsor bem mais moderno e econômico em relação ao antigo, investindo um valor mais acessível. Como se não bastasse, ainda existe a questão ambiental, pois a remanufatura do motor ajuda a reduzir o descarte de peças no meio ambiente. Não é à toa que a venda de itens da linha ReCon vem obtendo crescimento expressivo, com mais de 30% de aumento no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2018.

    FOTOS DA AUTOMEC 2019