Eaton lança sistema para reduzir emissões evaporativas no Brasil

Empresa traz tecnologia ORVR para novos projetos de veículos

Por REDAÇÃO AB
  • 16/02/2018 - 19:17
  • | Atualizado há 2 months
  • 50 segundos de leitura
    A Eaton torna disponível no Brasil a tecnologia ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery), capaz de reduzir a emissão de vapores tóxicos também em veículos de passeio com motor bicombustível. Segundo a empresa, o ORVR desenvolvido para o mercado brasileiro passou por pequenas atualizações de hardware e software no automóvel e pode ser aplicado em novos projetos de veículos no País.

    A tecnologia reduz emissões significativas geradas por um veículo parado e exposto ao Sol. “O ORVR impede que os gases passem do tanque para a atmosfera e os converte em energia para o funcionamento do veículo”, recorda Celso Fratta, gerente de estratégia de transmissões de carros e picapes da Eaton.

    O sistema ORVR adiciona uma válvula em um bocal do tanque com diâmetro reduzido. Além disso, o filtro de carbono é substituído por outro maior, adequado para capturar vários dias de emissões evaporativas diurnas e todas as outras fontes de emissões evaporativas. A Eaton planeja fabricar localmente essas válvulas e entregar a solução ORVR para os fabricantes de tanques.

    O ORVR é exigido na América do Norte há mais de 20 anos e já existem mais de 300 milhões de veículos produzidos com a tecnologia na região. A China exigirá o equipamento a partir de 2020 para todos os novos carros a gasolina fabricados no país.