Eaton traz para o Brasil novo bloqueio de diferencial

No-Spin é instalado no lugar do conjunto formado por cruzeta, engrenagens planetárias, satélites e arruelas

Por REDAÇÃO AB
  • 29/04/2013 - 09:48
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 50 segundos de leitura
    A Eaton traz para o Brasil um novo bloqueio de diferencial para caminhões que trafegam em ambientes fora de estrada. Chamado Detroit Locker No-Spin, o produto usa componentes vindos da Polônia e custa cerca de R$ 3 mil. Segundo a fabricante e autopeças, o produto é totalmente automático e reduz as quebras dos conjuntos de diferenciais (caixa satélite e semieixos), que podem ocorrer naqueles sistemas que necessitam de acionamento manual, feito pelo motorista no painel do veículo.

    A aplicação do No-Spin é recomendada para veículos que trafegam com frequência na lama, como aqueles utilizados na agricultura, construção civil e mineração. Segundo o gerente de vendas do aftermarket, Fernando Cesar Piton, o produto se destaca nesse tipo de terreno porque “mantém o eixo original, ou seja, não altera o veículo e transmite o torque simultaneamente para as duas rodas, diferentemente dos bloqueios de acionamento manual, que bloqueiam o eixo de forma transversal. São duas rodas em ação com tração solidária, que originam duas forças recíprocas atuantes”.

    A Eaton informa que a instalação do No-Spin é simples. O kit da caixa satélite atual (cruzeta, as engrenagens planetárias, satélites e arruelas) é substituído pelo No-Spin. Não há ajustes a fazer e o produto é livre de manutenção, o que reduz custos para o usuário ou frotista.