Euisun Chung é o novo chairman do Grupo Hyundai Motor

Euisun Chung passa a presidir o conselho de administração do Grupo Hyundai Motor com novo plano estratégico

Por REDAÇÃO AB
  • 14/10/2020 - 17:40
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 3 minutos de leitura

    Euisun Chung foi nomeado na quarta-feira, 14, novo presidente do conselho de administração (chairman) do Hyundai Motor Group, em substituição a pedido de seu pai, Mong-Koo Chung, filho do fundador da companhia coreana Ju-yung Chung e acionista majoritário, que aos 82 anos passa a ocupar a posição de chairman honorário – uma espécie de aposentadoria sem se afastar da empresa, que permanece sob controle familiar. Por quase duas décadas Chung vem sendo preparado para assumir o comando do grupo, desde 1999 vem passando por diversas posições em empresas da corporação e em 2018 foi alçado ao posto de vice-chairman executivo – na prática, já estava na liderança das operações.

    As diretorias das três empresas do Hyundai Motor Group (os fabricantes de automóveis Hyundai e Kia e a divisão de componentes Hyundai Mobis) aprovaram por unanimidade a indicação de Euisun Chung para presidir o conselho da companhia e liderar o novo plano estratégico traçado para os próximos anos, denominado “Juntos por um Futuro Melhor”, que prevê a aquisição de tecnologias e construção de capacidades para superar as incertezas de mercado, incluindo a Covid-19.

    PLANO ESTRATÉGICO



    Em suas primeiras declarações, o novo chairman do Grupo Hyundai prometeu levar adiante o legado do avô e do pai, que transformaram uma rudimentar empresa familiar e um país até então sem tradição automotiva em uma das maiores potências da indústria automotiva global. Segundo Euisun Chung, o foco da companhia daqui para frente seguirá centrado em atender os desejos do consumidor, seguindo as principais tendências que estão mudando a face do setor no mundo inteiro, com investimentos no desenvolvimento de sistemas de direção autônoma e eletrificação com aposta nas células de hidrogênio.

    Chung parece ter herdado as grandes ambições que marcaram os familiares que os precederam no comando do grupo. “Para a livre movimentação e prosperidade da humanidade, nós desenvolveremos amais inovadora e confiável tecnologia de direção autônoma do mundo, oferecendo novas experiências de mobilidade”, disse.

    Na função de vice-chairman nos últimos dois anos, Euisun Chung já liderava as ações da companhia com o objetivo de transformar o fabricante de veículos em um fornecedor de mobilidade – o novo Santo Graal de todas as empresas do setor no mundo. A Hyundai vem investindo em múltiplas áreas para perseguir essa meta, incluindo veículos autônomos, eletrificação, células de hidrogênio, robótica e mobilidade aérea urbana. Recentemente o grupo coreano fundou em associação com a Aptiv a Motional Inc., joint venture que irá desenvolver e lançar tecnologias de direção autônoma.

    Chung mantém a aposta do grupo no crescimento do ecossistema do hidrogênio, não só para mover os veículos elétricos do futuro, mas também como fonte de energia limpa. “Nossa tecnologia de células de hidrogênio de classe mundial será usada não apenas em automóveis, mas em vários campos, como uma solução energética ambientalmente amigável para o futuro da humanidade”, afirmou.

    Outro desafio que Euisun Chung promete endereçar na companhia é sua transformação interna, com ênfase na adoção de processos mais flexíveis e ágeis inspirados nas companhias de tecnologia. O novo chairman afirma que irá implantar uma nova cultura corporativa mais saudável ao dar maior autonomia aos empregados e encorajar a comunicação horizontal.

    Ao assumir o posto, o novo chairman traz em sua bagagem o bem-sucedido plano de recuperação da Kia Motors em sua gestão como presidente da empresa, entre 2005 e 2009, e liderou o crescimento da Hyundai Motor Company em meio à crise financeira global, quando foi vice-presidente da fabricante, de 2009 a 2018. No mesmo período, ele também encabeçou o lançamento da marca de luxo Genesis. Em 2018 Euisun Chung assumiu a posição de vice-chairman do grupo, já em preparação para substituir o pai no comando.

    Euisun Chung é graduado em administração de empresas pela Universidade da Coreia e fez seu MBA na Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

    LEGADO




    Mong-Koo Chung passa comando do Grupo Hyundai ao filho e torna-se chairman honorário aos 82 anos

    Quando o conglomerado fundado por seu pai foi dividido em diversas partes, em 1999, Mong-Koo Chung assumiu o comando da divisão automotiva. Durante suas duas décadas de gestão, multiplicou em várias vezes o tamanho do grupo, a começar pela aquisição da Kia no auge da crise financeira que varreu o planeta no fim dos anos 1990.

    Mong-Koo Chung colocou o grupo e suas duas marcas (Hyundai e Kia) na lista dos maiores fabricantes de veículos do mundo. O atual chairman honorário colocou a qualidade no topo de suas prioridades a assim transformou completamente a imagem dos veículos coreanos, hoje equiparáveis às marcas mais tradicionais, e ampliou substancialmente a presença global da companhia. Para isso Chung estabeleceu um sistema standard de construção de fábricas para assegurar a mesma qualidade de produção de modelos Kia e Hyundai em qualquer país. Ele também investiu na construção de um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da indústria no mundo para garantir competitividade tecnológica à companhia.

    Também foi do chairman honorário Chung a ideia de construir uma usina de aço própria, a Hyundai Steel, que abastece as empresas do grupo e garante fornecimento e preço do mais básico dos insumos da indústria automotiva.