FCA terá sistema de escapamento desenvolvido pela Embrapii

Projeto colaborativo também envolverá Universidade de Conventry, da Inglaterra

Por REDAÇÃO AB
  • 28/08/2017 - 19:31
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 53 segundos de leitura
    A FCA Fiat Chrysler assinou um acordo de colaboração com a Embrapii Tecgraf da PUC-Rio e com a Universidade de Conventry, na Inglaterra, para o desenvolvimento conjunto de um sistema de escapamento leve a partir do investimento de R$ 1 milhão. O foco da colaboração será a transferência de tecnologia e conhecimento entre as instituições a fim de avançar na execução do projeto, que contará com um laboratório de manufatura avançada de prototipagem, nas instalações da Advanced Manufacturing and Engineering (AME), uma parceria entre a Universidade de Coventry e a Unipart Manufacturing.

    “Além da absorção da tecnologia específica deste projeto, acreditamos que este possa ser o primeiro de muitos projetos em cooperação com a indústria automobilística, em especial com a FCA. A parceria com a Universidade de Coventry também pode criar oportunidades para projetos de PD&I”, afirma o gerente da Unidade Embrapii, Waldemar Celes.

    Para Virgínia Monteiro, colaboradora da Unidade Embrapii Tecgraf/PUC-Rio e responsável pela coordenação técnica do projeto, a colaboração possibilitará a troca de conhecimentos na área de prototipagem avançada. “Já tínhamos experiência em trabalhos acadêmicos de simulação multifísica fluido-estrutura. Porém, esta é a primeira vez que realizamos um trabalho que envolve a otimização de componentes estruturais para o desenvolvimento de um sistema de escapamento leve. Pretendemos também, no futuro, investigar o desenvolvimento de um software próprio para a realização deste tipo de análise numérica”, revela.