Ferodo lança pastilhas com cerâmica

Federal-Mogul mostra na Automec nova linha Ferodo e também produtos Jurid e Stop

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 25/04/2017 - 23:00
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 56 segundos de leitura
    A Federal-Mogul, fabricante de materiais de atrito e fluidos de freio instalada em Sorocaba (SP), está lançando pastilhas Ferodo Top Premium, com tecnologia cerâmica. O produto foi apresentado na 13ª Automec, feira de autopeças que ocorre até 29 de abril no São Paulo Expo.

    O item foi desenvolvido para o mercado de reposição. A duração é 10% a 20% maior e o preço, cerca de 30% mais alto. “A composição é isenta de materiais metálicos. Entre as vantagens, são mais eficientes em descida de serra e sujam menos as rodas do que as pastilhas convencionais”, afirma o gerente-geral da Federal-Mogul, José Roberto Alves.

    A unidade de Sorocaba produz pastilhas com as marcas Ferodo, Jurid e Stop, além de sapatas e fluidos de freio. Seus itens cobrem 95% do mercado. Por meio de uma joint venture formada com a Fras-le (ainda sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Cade), a empresa passará a utilizar as instalações da companhia de Caxias do Sul (RS) para ampliar seu fornecimento a montadoras, certamente de olho na retomada dos grandes volumes que o mercado viverá nos próximos anos.

    Hoje, o forte da Federal-Mogul é o aftermarket: “Setenta por cento de nossas vendas são voltadas à reposição”, diz Alves. É este o mercado que vem ajudando a empresa a enfrentar o período atual: “Crescemos 28% em 2015 e 18% em 2016. Neste primeiro trimestre já anotamos 11% de alta", revela o executivo.