Fiat prepara mudanças no visual do Uno

Uno ganhará novo interior e para-choques redesenhados

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 01/08/2013 - 16:10
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    Está em curso na Fiat a reestilização do Uno, compacto que foi completamente renovado em 2010. Segundo informaram algumas fontes a Automotive Business, o projeto, conhecido internamente pelo código 326FL, prevê mudanças no desenho dos para-choques, novo interior e uma versão com teto solar. De acordo com encomendas já acertadas com alguns fornecedores, o início de produção em Betim (MG) está previsto entre maio e junho de 2014. Com isso, o Uno com cara nova deve chegar ao mercado consumidor dentro de aproximadamente um ano.

    Com mais esta informação, começa a ficar mais clara a estratégia de lançamentos da Fiat no futuro próximo. Este ano a montadora tem se limitado a lançar algumas versões de carros que já estão em produção. A maior novidade deverá ser a introdução do Palio Mille, conforme adiantou Automotive Business (leia aqui), para substituir o Mille atual. O carro de entrada da marca sai de linha até o fim deste ano, porque não pode incorporar airbags e freios com ABS, equipamentos que passam a ser obrigatórios em 100% dos carros vendidos no País a partir do ano que vem.

    Pelo mesmo motivo, a Fiat vai renovar até o fim deste ano o minifurgão Fiorino, que ganhará a cara do novo Uno, para abandonar a plataforma do antigo Uno Mille (leia aqui).

    Com poucos recursos para renovar seu portfolio e, ao mesmo tempo, construir a nova fábrica de Pernambuco, a Fiat procura readequar sua linha com o que já tem. Até agora a estratégia deu certo: este ano a marca conseguiu manter a liderança de mercado no Brasil em torno de 21% das vendas e ampliou a distância para a segunda colocada, a Volkswagen. Uma explicação para isso é a própria ausência de lançamentos, que costumam gerar um hiato de vendas entre o fim de produção de um carro e a introdução do novo produto.