Ford: 1 milhão de veículos passaram pelo porto da Bahia

Inaugurado em 2005, terminal é o único no mundo que pertence à montadora

Por REDAÇÃO AB
  • 16/09/2014 - 19:37
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura
    O Terminal Portuário Miguel de Oliveira, o único porto privado da Ford no mundo, localizado no Canal de Cotegipe, na Bahia, registrou a movimentação de 1 milhão de veículos desde que foi inaugurado, em 2005. Com capacidade para 6.024 unidades, por ele passam modelos como o Ecosport, o mais movimentado e exportado para outros mercados da América do Sul, além dos importados, como Focus, Ranger, Fusion, as primeiras versões do New Fiesta e o Edge, este último vindo do Canadá.

    A montadora informa que em breve iniciará as exportações do novo Ka e Ka+, compactos globais que começaram a ser produzidos em Camaçari para atender mercados da região.

    Instalado entre a Baía de Todos os Santos e a Baía de Aratu, o terminal fica a 35 quilômetros da fábrica de Camaçari. Suas rampas permitem a operação de dez caminhões-cegonha de uma só vez, ao mesmo tempo em que recebe navios de grande porte, de até 200 metros de comprimento.

    Por meio de um sistema de rádio, é possível fazer a localização precisa e em poucos segundos de qualquer veículo dentro do pátio de 119 mil metros quadrados. O porto privado, de uso exclusivo, permitiu a Ford agilizar os processos logísticos e eliminar o trânsito de caminhões cegonha nas áreas urbanas da capital baiana.

    “Ele tem eficiência operacional comparada aos melhores portos do mundo e registra também um dos melhores índices de qualidade. Tudo isso contribui para que os veículos Ford cheguem com preços mais competitivos para o consumidor final”, diz Alex Guimarães, supervisor de logística e operações portuárias da Ford.