Ford aposta em material reciclado para o Fusion

Modelo consome ao ano 1,3 milhão de metros de tecido feito a partir de garrafas plásticas

Por REDAÇÃO AB
  • 03/06/2013 - 10:09
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 57 segundos de leitura
    O novo Ford Fusion é o primeiro veículo global a usar fios de material reciclado no tecido de revestimento dos bancos, feito a partir de garrafas plásticas e resíduos industriais, em uma quantidade equivalente a 1,3 milhão de metros de tecido por ano.

    Segundo a Ford, o uso de fios feitos de materiais reciclados na América do Norte era quase nulo em 2007 e este ano está presente em 66% dos programas de veículos. Em todo o mundo, a fabricante usa 41 tipos de tecido em 15 linhas de veículos, que vão do New Fiesta e Mustang às picapes Ranger e F-150.

    “O uso de tecidos sustentáveis na Ford tem aumentado com o avanço dos programas de veículos globais, com a adoção de novos padrões e desenvolvimento de outros fornecedores de fios reciclados”, afirma a líder de design e materiais sustentáveis da Ford, Carol Kordich. Segundo ela, o plano é que um dia todos os tecidos utilizados pela Ford sejam de material reciclado.

    Desde o ano modelo 2009, todo novo tecido empregado nos veículos Ford deve conter pelo menos 25% de material reciclado. Com o surgimento de novas ideias e tecnologias, os custos de desenvolvimento de tecidos sustentáveis tendem a cair. Alguns veículos como o Fusion Hybrid e o Focus Electric já utilizam tecidos 100% feitos de material reciclado.

    No Brasil, os primeiros automóveis a utilizar tecidos nos bancos e forrações de portas feitos a partir de garrafas plásticas foram os Volkswagen Gol e Voyage.