Ford investe em tecnologia na fábrica da Troller

Wagner Conceição mudou-se para o Ceará em 2008

Por MARIO CURCIO, AB
  • 02/06/2014 - 16:17
  • | Atualizado há 2 months
  • 52 segundos de leitura

    Em janeiro de 2007 a Ford comunicou a compra da Troller, fabricante do jipe T4 situada em Horizonte, no Ceará. Um ano depois, o engenheiro Wagner Conceição se mudava para o Nordeste. Ele é o gerente-geral da Troller, que acaba de mostrar a geração 2015 do T4, a primeira totalmente criada sob a supervisão da Ford aqui.

    Para a nova carroceria, a Troller adotou outro método produtivo, mais moderno. “Buscamos a melhor tecnologia de fabricação de peças de fibra de vidro.” Segundo o executivo, o jipe é agora produzido em SMC, processo que utiliza material pré-conformado e melhora a qualidade da superfície, o acabamento e resulta em ganho de produtividade.

    Para redução de custos, o jipe continua utilizando componentes fornecidos para automóveis a própria Ford como Fiesta, EcoSport e Ranger. A unidade de Horizonte emprega 460 funcionários na produção. “Havia uma boa base de mão de obra, o pessoal já tinha noções do trabalho com fibra de vidro, com montagem. O que a Ford fez foi buscar a parceria e as boas práticas dos Senais de Horizonte, Maracanaú e Barra do Ceará.”

    Wagner Conceição admite a possibilidade de ampliação do quadro, mas não revela a capacidade instalada com o novo processo produtivo, que certamente supera os 123 carros por mês, média atingida em 2009, a melhor desde que a Ford adquiriu a fábrica de jipes.