Ford leva a Frankfurt conceito com quatro asas de gaivota

Belo desenho, tecnologia híbrida e conectividade em nuvem são as apostas do Evos

Por Automotive Business
  • 01/09/2011 - 10:23
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 2 minutos de leitura

    <style type="text/css"> .texto { font-family: Verdana, Geneva, sans-serif; font-size: 10px; color: #666; } .texto { text-align: left; } </style>

    NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
    EmailRSSTwitterWebTVRevistaMobileRede Social


    Redação AB

    A Ford levará para o Salão de Frankfurt o carro-conceito Evos, um modelo com todo o jeitão de cupê, mas com quatro portas do tipo asas de gaivota. A eletrônica embarcada permite conectividade em nuvem.

    O conceito explora também tecnologias adaptativas capazes de redefinir o comportamento do carro a partir da habilidade e preferência do motorista e da topografia. O carro é capaz de ajustar-se sozinho de acordo com o caminho à frente e a pessoa que estiver na direção.

    A tecnologia reconhece os hábitos do motorista e pode sobrepor dados de mapas e condições do tempo a partir da conexão em nuvem para ajustar potência, direção, suspensão e freios.

    O Evos traz também sensores de qualidade do ar e filtros para ajudar pessoas alérgicas. Durante o trajeto, o veículo pode simplificar a aparência do painel, mostrando somente as informações necessárias e colocando o smartphone no modo "não perturbe", de forma a manter o motorista concentrado em dirigir apenas.

    . O sistema de propulsão do Evos utiliza aquilo que Ford chama de arquitetura híbrida “dividida”, que permite que os motores elétrico e a gasolina trabalhem juntos ou separadamente. Esse sistema funciona normalmente em modo totalmente elétrico, mudando depois para o modo híbrido de sustentação da carga para economizar combustível.

    Segundo a montadora, o carro-conceito tem autonomia maior do que qualquer veículo elétrico ou híbrido “plug-in”. São mais de 800 quilômetros pela associação da carga da bateria ao combustível.