Fórmula SAE terá prova com carros elétricos em 2012

Protótipo da FEI utiliza 1.400 baterias de celular

Por Automotive Business
  • 29/09/2011 - 15:28
  • | Atualizado há 2 months
  • 59 segundos de leitura
    Redação AB

    Um novo carro de competição da Fórmula SAE Brasil (foto) será apresentado durante o Congresso e Exposição da entidade de 4 a 6 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. O veículo inaugura uma nova categoria a partir de 2012, que é o Puro Elétrico. O powertrain é alimentado por 1.400 baterias íon-lítio, de celular, que geram 200 V e proporcionam autonomia de até 30 minutos. Motor, inversor de frequência e outros componentes são adquiridos no mercado brasileiro.

    O carro, que pode superar os 100 km/h com facilidade, foi projetado e montado por sete estudantes de engenharia mecânica e elétrica da FEI (Fundação Educacional Inaciana), orientados pelo professor Ricardo Bock, com suporte do Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE BRASIL e das empresas Weg Motors e Magneti Marelli.

    O veículo estará exposto no Estande de Educação do Congresso. "Pretendemos atrair talentos para a área, estimular o conhecimento da tecnologia de carros elétricos e estimular o desenvolvimento de motores e eletrônica veícular", disse Ronaldo Bianchini, gerente de Associação, Seções Regionais e Programas Estudantis da SAE Brasil, que agendou para 4 de outubro, durante o Congresso, fórum especial sobre os projetos Baja e Fórmula.

    A versão brasileira da competição com veículos elétricos seguirá o modelo das provas da Competição Fórmula SAE Brasil criada em 2004, na categoria combustão. O regulamento da competição está em elaboração.

    Além do Fórmula Elétrico e o Fórmula, na modalidade combustão, a SAE Brasil possui competições estudantis nas categorias Baja, criada em 1995, e na AeroDesign, desde 1999.