Fras-le conclui compra da Nakata por R$ 457 milhões

Diretorias da Fras-le e Nakata reunidas para conclusão da fusão

Por REDAÇÃO AB
  • 02/09/2020 - 18:45
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • um minuto de leitura

    A Fras-le concluiu neste início de setembro a compra da Nakata por R$ 457 milhões que havia sido anunciada em dezembro passado. Esta foi a maior aquisição já feita pela fabricante de pastilhas e lonas de freios, integrante da divisão de autopeças das Empresas Randon. Em julho o negócio recebeu a aprovação dos acionistas da companhia e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

    A Nakata tem 70 anos de história, mas há 15 anos atua exclusivamente na produção e distribuição de peças para o mercado reposição. A compra envolve todas as suas operações, incluindo a sede em São Paulo e unidades industriais nos estados de São Paulo e Minas Gerais, que vão agregar cerca de 400 funcionários às Empresas Randon.

    O portfólio de produtos da Nakata será integrado ao mix das marcas Fras-le, Controil, Fremax e Lonaflex, acrescentando itens para veículos leves e pesados como amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivôs e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial, criando um dos três maiores fornecedores do mercado de reposição de autopeças no Brasil.

    Segundo o CEO da Fras-le, Sérgio L. Carvalho, a aquisição da Nakata consolida os planos estratégicos de crescimento da empresa, somando recentes aquisições de empresas no Brasil e exterior voltadas ao aftermarket e exportação. “Esse processo é um importante movimento para o setor e reforça a grandeza das empresas que, somadas, trazem ganho competitivo ainda maior. Com a Nakata adicionamos itens de suspensão, direção e powertrain ao mix do sistema de frenagem, que já integram o atual portfólio, podendo aumentar significativamente o suporte ao mercado de reposição nacional”, reforça Carvalho.

    “Para nós, é motivo de muito orgulho e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade, pois a união destas empresas resulta em um dos três maiores fornecedores para mercado de reposição de autopeças no Brasil. A combinação de todo o conhecimento e as habilidades terá como resultado, além de um amplo portfólio de produtos, soluções de reparação cada vez melhores e inovadoras para nossos clientes e para um mercado dinâmico e em constante evolução”, destaca o presidente e CEO da Nakata, Jorge C. Schertel.