Fras-le tem novo dinamômetro para teste de freio

Equipamento pode rodar 24h/dia e dispensa o uso de veículos em ensaios

Por REDAÇÃO AB
  • 03/03/2016 - 15:44
  • | Atualizado há 2 months, 1 week
  • 44 segundos de leitura
    A Fras-le reforça seu laboratório para ensaios e testes com a aquisição de um novo dinamômetro modelo Link 6900 que permite simulações em sistemas de freios com inércias de até 2170 kgm². O equipamento possui dispositivo capaz de identificar e quantificar a ocorrência de ruídos do freio e simular com exatidão o carregamento imposto pelo veículo ao sistema de freio durante a frenagem. Totalmente automatizado, tem capacidade para realizar ensaios 24h por dia.

    Segundo a empresa, a ferramenta é fundamental para reduzir o tempo de desenvolvimento de materiais de fricção uma vez que substitui os ensaios com veículos. Ele possui ainda medição de torque estático (aplicado em ensaios para avaliação de freio de estacionamento) e utiliza o sistema pneumático de acionamento do freio com pressão máxima de até 12bar.

    Com este novo dinamômetro, a Fras-le tornou-se a única empresa no País capaz de testar sistemas de freio para várias categorias de veículos, entre leves e pesados até vagões ferroviários. Suas pastilhas e lonas de freios, revestimento de embreagens, produtos industriais e especiais servem aplicações em caminhões, semirreboques, ônibus, automóveis, motocicletas, tratores, metrôs, trens, elevadores, aviões, máquinas industriais e sondas petrolíferas.