GM: Manuchakian se aposenta a partir de janeiro

Manuchakian entrou na GM aos 24 anos. A foto acima foi tirada em fevereiro, na apresentação da S10 (Mário Curcio)

Por REDAÇÃO AB
  • 12/12/2012 - 17:41
  • | Atualizado há 2 months
  • um minuto de leitura
    A partir de 1º de janeiro, o engenheiro Pedro Manuchakian vai se aposentar da General Motors, onde trabalhou nos últimos 41 anos. Aos 65 anos, ele encerra seu ciclo na empresa como vice-presidente da engenharia de produto da GM América do Sul. O executivo foi um dos responsáveis pela renovação de boa parte do portfólio Chevrolet, que incluiu o lançamento de nove novos modelos de setembro de 2011 até novembro deste ano.

    Manuchakian entrou na GM aos 24 anos como engenheiro de projeto, assim que se formou em Engenharia Mecânica da – Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros (FEI), de São Bernardo do Campo (SP). Ocupou vários cargos de liderança na engenharia de produto até chegar à diretoria desta área.

    Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, afirma que a liderança de Pedro Manuchakian foi expressiva para o processo de renovação e modernização da linha Chevrolet no Brasil: “Ele conduziu a inclusão da GM brasileira no contexto mundial da empresa e podemos citar, por exemplo, desde a criação e desenvolvimento do Meriva, e mais recentemente, com as chegadas de modelos como Cobalt, nova S10, Spin, Trailblazer e Onix.”

    Manuchakian era bastante cordial com os jornalistas e conseguia manter o bom humor durante as entrevistas coletivas mesmo diante de perguntas mais contundentes ou provocativas. No lugar de Manuchakian assumirá William Bertagni. Atual diretor executivo da engenharia de produto da GM América do Sul, ele atuou anteriormente como diretor de engenharia para pequenos veículos globais, na unidade da GM Coreia do Sul.

    A CARREIRA NA GM

    Pedro Manuchakian nasceu em 3 de janeiro de 1947, em São Paulo. A partir do seu ingresso na GM, em junho de 1971, atuou em várias áreas da engenharia de produtos e teve também uma passagem rápida pela área de planejamento.

    Entre seus desafios destacam-se a criação e implantação do Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA), em Indaiatuba (SP), um dos mais completos e modernos da GM global, e a modernização das atividades da engenharia experimental com a construção de uma nova fábrica de protótipos. Ele também se destacou no desenvolvimento e criação de plataformas como as da picape S10, do Corsa e Meriva, além do lançamento do motor Flexpower na linha Chevrolet.

    Nos últimos anos atuou como responsável pelos centros tecnológico, de engenharia experimental e de engenharia do CPCA. Recentemente, trabalhou no Cobalt, na nova S10, na Trailblazer e no Onix.

    Manuchakian também estimulou o desenvolvimento da capacitação profissional da engenharia nas instituições de ensino, incentivando programas dentro da Escola Politécnica e mais recentemente na FEI.